Descobre como funciona o renting de carros
Roberto / 5 Junho 2022

Como funciona o renting nos carros?

Com certeza nos últimos tempos ter ouvido falar sobre o renting, em particular, do renting de carros, e talvez não tenha certeza em que consiste este método de aluguer de carros, alternativa à compra direita dum automóvel novo. Não tem por que se preocupar com nada, aqui, vamos te explicar tudo o que precisa saber acerca do renting de carros, para poder comprovar se é uma opção interessante para ti. 

Como funciona o renting nos carros?

O renting de automovéis, um aluguer a longo prazo

Vamos começar a explicar com clareza o que é o renting.

Trata-se dum contrato de aluguer dum carro a longo prazo pelo qual o proprietário da viatura sempre será a empresa de renting e não o usuário que o conduz. A novidade que inclui este método de aluguer é que a empresa assume a gestão de manutenção, possíveis avarias, o seguro, a matrícula, os pneus, e assim por diante.

Portanto, enquanto tu mantiveres o teu contrato de renting, tem todos os serviços associados à viatura incluídos numa única cota, sem preocupações de quanto custa o seguro, se a cota vai aumentar após o primeiro ano, o custo das revisões anuais…  Uma despreocupação absoluta por estes assuntos, confortável para particulares e com importantes vantagens para trabalhadores independentes e empresas, cujas principais tarefas não será tratarem do estado das suas viaturas.

Qualquer automóvel de renting tem uma cota fixa anual para toda a duração do contrato. A quantidade para pagar vai depender primeiro, do carro eleito (há de todas as gamas e marcas) e segundo, da configuração do teu novo automóvel, um carro pode mesmo utilizar distintos combustíveis, ter um motor mais ou menos potente e oferecer um equipamento e serviços distintos. Fora desta quota, deves assumir os gastos de combustível e possíveis multas, caso haja.

No campo financeiro, o renting para trabalhadores independentes e o renting para empresas é diferente do renting para particulares, e encontram-se diferentes preços de acordo com o tipo de cliente e a sua renda. 

Quem encarrega-se de todos os serviços, mesmo a manutenção e o seguro?

A questão relativa à manutenção e ao seguro, é uma das vantagens que mais gostam a todos os interessados no funcionamento do Renting.

Quando assinar um contrato de renting dum carro, este ainda pertence à empresa, como explicado acima, assim, que é ela quem encarrega-se de gerir a manutenção e o seguro. Se qualquer coisa acontece ao carro, seja uma reparação ou simplesmente uma revisão, tu serás o responsável de (se é possível) à oficina acordado pela empresa. Não inclui a tarifa de Internet no carro.

Posso usar um carro de renting sem nenhum limite?

Um carro de renting é o teu carro para tudo, ainda que deves saber que tem um limite de quilometragem. A boa notícia é que és tu, no momento da escolha do veículo, quem pode escolher a quilometragem incluída no contrato. O mais simples que tu podes fazer é calcular a média de quilómetros que tem feito nos seus carros anteriores. Se nunca teve um automóvel antes, deves fazer uma estimativa (sempre em alta para não ter de pagar quilômetros extra fora dos incluídos no contrato) de quantos quilômetros pode realizar anualmente.

Em Renting Finders oferecemos-te a possibilidade de contratar a renda dum automóvel desde 10.000 quilômetros anuais até 40.000 quilômetros, pelo que, seja qual seja o uso que vais fazer do carro terás sempre uma opção para ti. A alteração de um tramo a outro de quilômetros constitui uma alteração muito pequena na cota mensal, pelo qual é preferível contratar o tramo imediatamente superior ao da tua média, para ter certeza de não pagar uma quilometragem extra.

Condições para poder aceder a um carro mediante o renting

É comum, perguntar-se quem pode conduzir um carro de renting ou se existe alguma limitação aos potenciais condutores de um carro contratado mediante este sistema de aluguer. Desde Renting Finders podemos oferecer mesmo carros de renting para particulares, mesmo para trabalhadores independentes e empresas, pois não há restrições nesse respeito. Isso sim, antes de mais nada, vai se realizar uma valoração da tua situação econômica. Para isso, podemos solicitar folhas de pagamento ou declarações do IRS.

Agora que já conheces todos os detalhes relativos a como funciona o renting nos carros e todos os serviços que inclui (seguro, manutenção, possíveis avarias…). Claramente é uma melhor opção que a compra. Se não tem certeza, convidamos-te a visitar qualquer das nossas viaturas, onde mostramos-te uma comparativa simples, entre a opção de renting e a opção de compra.  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Quer saber mais detalhes?

Completa o formulário e ligamos-te

    Ligue-nos tu para o
    308 807 123

    Chamada para a rede fixa nacional
    Vê as nossas perguntas frequentes para mais informação
    Horário de funcionamento 09.00 às 21.30 de Segunda-feira a Sábado.