Esqueça o IPO graças ao renting
Ter um carro implica a obrigação de realizar umas quantas gestões que podem chegar a ser muito chatas, como é o caso da IPO ou Inspeção periódica obrigatória. Procurar o lugar onde fazer a revisão da viatura, marcar um dia que seja bom para si, ir ao centro de inspecções, aguardar, etc
Tudo isto pode ser capaz de acabar com a paciência de qualquer um, além disso, o tempo que é preciso para fazer tudo isso.
Por isso, uma das melhores vantagens que tem o renting de carros é que, no momento de fazer a revisão da viatura, vai ser a empresa que gestiona o renting a encarregada de efetuar a IPO, sem ter de fazer nada.
Efetuar a IPO de uma viatura de renting torna-se num trâmite que pode esquecer em todos os sentidos, já que há algum gasto derivado da revisão, a empresa de renting de veículo também se encarrega disso.
Na lista de benefícios e vantagens do renting de viaturas, sem dúvida tudo o que é relacionado com a IPO é um dos mais importantes, pelos incômodos que evita como condutor.
A seguir contamos tudo acerca da IPO e os carros de renting.
Periodicidade da IPO?
Todos os proprietários de uma viatura em Portugal têm a obrigação de passar a IPO, uma vez ao ano, ainda que existam variações.
As únicas excepções são os veículos exonerados, ou seja, fora da circulação, e as viaturas que acabam de ser compradas, que limitam se a aguardar a data da sua primeira IPO. Um carro novo vai ter de passar pela primeira IPO, quando tenham passado quatro anos desde a sua matrícula. Após, o prazo vai ser de dois anos, e uma vez que a viatura tenha uma antiguidade de oito anos, vai ser obrigatório a IPO uma vez por ano.
Se falamos de viaturas de uso comercial os prazos da inspeção técnica fazem-se com um pouco mais de rigor, já que a sua primeira IPO será aos dois anos da matrícula, período que será batido até que o carro tenha seis anos. A partir daí, a revisão da IPO será a cada ano,
É muito importante que a IPO esteja sempre atualizada junto com o Livrete e Título de Registo de Propriedade ou Certificado de Matrícula, também conhecido como Documento Único Automóvel e a ficha da última inspecção, já que em caso de acidente, se não tem passado a correspondente revisão, o seguro nao tem porque encarregar-se dos gastos e gestões do veículo.
Os últimos testes que somam-se ao IPO
Os testes habituais da IPO ou inspeção técnica de viaturas são as seguintes:
- Inspecção de elementos exteriores como espelhos retrovisores, vidros, matrícula, o estado geral da viatura.
- Revisão do funcionamento correto do fecho de portas e janelas, assim como os cintos de segurança e o fecho centralizado.
- Comprovação do sistema de luzes do carro: piscas, travões, marcha atrás , etc
- Estado de circuito de escape e silenciador, da eventual existência de emissões de óleos e dos níveis de gases provenientes da combustão como, por exemplo, a emissão de CO2.
- Inspecção do travagem, eixos, suspensão, e outros testes mecânicos
Além destas comprovações, também é habitual o uso de dispositivos de leitura OBD com o que o mecânico poderá recuperar os dados de funcionamento dos sistemas que o carro usa para gerir as emissões.
Isto sugere que os filtros de partículas vão ser comprovados, a injeção e o sistema de redução de óxidos nitrosos, no caso de veículo diesel . A falha em algum destes casos vai reprovar de imediato o carro na inspecção.
Para evitar inconvenientes, é recomendável fazer uma inspeção pré-IPO na qual os mecânicos comprovaram todos estes elementos, para garantir que tudo funciona da forma correta.
Se tem um renting, esquece a IPO
A ter em conta, que os carros de renting são novos e que os contratos em raras ocasiões superam os quatro anos, há muitas possibilidades de que as viaturas não tenham de passar a IPO entanto estão nas mãos do seu condutor.
Mas lembre-se, que começámos este artigo a explicar que uma das vantagens que tem o renting de viaturas é que não tem de se preocupar com a IPO, já que é a empresa de renting quem se encarrega de realizar esta gestão.
Porém, não fique com receio de prescindir do carro em qualquer momento para que tenha de passar a IPO. Como temos dito desde o início, os carros passam pela sua primeira revisão IPO aos quatro anos da matrícula.Isto é um motivo mais para recorrer ao renting de carros em vez da compra de automóveis já que, não só poderá trocar de carro a cada poucos anos, como que, na prática, nunca vai ter de passar a IPO de um carro de renting.
Entradas relacionadas
Quer saber mais detalhes?
Completa o formulário e ligamos-te
Deixe um comentário