Vale a pena comprar um carro em renting
Ruben / 26 Agosto 2022

Vale a pena comprar um carro em segunda mão a uma empresa de renting?

O renting consiste no aluguer de um veículo por um período de tempo específico que, quando termina, envolve a devolução do veículo à empresa que o alugou. Por outras palavras, é um veículo de aluguer sem opção de compra. É uma opção com claras vantagens para aqueles que gostam de mudar de automóvel frequentemente ou mesmo uma oportunidade para pessoas que querem testar um determinado modelo durante um período de tempo, a fim de decidir se o compram ou não.

É também comum que as empresas optem por alugar carros (ou outros tipos de veículos) em vez de os comprarem, uma vez que tem vantagens fiscais, além de que estes contratos são uma opção menos arriscada, especialmente no caso de empresas recém-criadas. Por vezes estes carros que foram reservados para renting são oferecidos para venda a preços baixos. Agora, vale a pena obter um contrato de um carro que foi alugado? Vamos dar uma vista de olhos.

Vale a pena comprar um carro em segunda mão a uma empresa de renting?

Renting de veículos, cuidados a ter 

Um dos principais factores a ter em conta na compra de carros usados ou no momento de alugar veículos é que estes têm uma quilometragem anual limitada, ou seja, quem alugou um destes carros não conseguiu ultrapassar este limite sem ter de pagar uma penalização.

Esta característica do renting de automóveis particulares assegura que os automóveis provenientes do renting para venda não foram sobre-explorados, portanto, não devem ter motores, rodas, manutenção e outros elementos excessivamente desgastados.

Além disso, mais uma vantagem da manutenção do veículo de renting é efectuada pela própria empresa nas oficinas escolhidas, o que também garante que recebeu as reparações e cuidados mecânicos adequados, bem como inspecções periódicas frequentes. De facto, um carro de renting que tenha tido um condutor muito cuidadoso e que tenha percorrido poucos quilómetros não vai ter muitas diferenças de desempenho em comparação com um carro que acabou de sair da fábrica.

Qual é a vida útil de um carro de renting?

Uma vez conhecidos os factos acima referidos, e a ter em conta que os contratos de renting têm uma duração média de dois a cinco anos e que um automóvel tem normalmente uma vida útil de doze anos, é possível que um veículo de renting possa durar cerca de oito a dez anos, dependendo dos cuidados e a manutenção que lhe forem prestados. 

De facto, é muito mais aconselhável comprar carros de renting para venda do que os carros de renting habituais, uma vez que estes últimos foram conduzidos por várias pessoas, enquanto que os carros de renting tiveram apenas um condutor.

Além disso, as empresas de renting são obrigadas a apresentar um relatório com todas as características do veículo, bem como um preço de venda de acordo com o modelo, idade e detalhes do veículo.

A compra de veículos usados está a tornar-se cada vez mais popular

A tendência nos últimos anos é que cada vez mais pessoas optam por comprar carros em segunda mão em vez de comprar veículos novos à concessionária. De facto, a venda de automóveis usados está à beira de ultrapassar a venda de automóveis novos. 

Uma das principais vantagens para isto é a possibilidade de obter o carro que  quer a um preço mais barato porque é em segunda mão, quer venha de um particular, renting ou quilometragem zero de um concessionário. Além disso, os riscos de acesso a veículos usados das empresas de renting são mínimos, uma vez que, como dissemos anteriormente, a empresa de renting é obrigada a apresentar um relatório que assegure o bom estado do veículo. 

Este relatório inclui dados como a garantia mecânica e os quilômetros percorridos para que se possa verificar se a relação qualidade/preço no momento de comprar carros de renting é uma das melhores opções que pode encontrar atualmente no mercado. 

Além disso, ao comprar carros de renting, obtém mais garantias do que comprar carros em segunda mão a particulares, onde só  pode confiar na honestidade do vendedor para evitar surpresas desagradáveis.

Ainda que não seja comum, algumas empresas de renting automóvel permitem-lhe comprar o carro no final do contrato. Desta forma, estará a adquirir o carro que tem conduzido nos últimos anos e do qual conhece todas as suas características. Se decidir alugar um automóvel de renting e pretender poder manter o veículo se assim o desejar, deve primeiro descobrir se a empresa oferece esta possibilidade.

Uma vez delineadas as características do renting de automóveis para venda, cabe-lhe a si decidir qual a opção em que está mais interessado no momento de comprar o seu próximo veículo. Finalmente, também tem a opção de dar uma olhada à nossa secção de renting de automóveis usados e encontrar o seu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sigue leyendo en Renting Finders

Entradas relacionadas

Quer saber mais detalhes?

Completa o formulário e ligamos-te

    Ligue-nos tu para o
    308 807 123

    Chamada para a rede fixa nacional
    Vê as nossas perguntas frequentes para mais informação
    Horário de funcionamento 09.00 às 21.30 de Segunda-feira a Sábado.