Como transportar com segurança os esquis no carro
Raquel / 10 Fevereiro 2023

Como transportar no carro e em segurança os seus esquis ou prancha de snowboard?

Se está a planear fazer uma viagem de carro até à neve para praticar desportos de inverno, explicamos-lhe alguns conselhos para transportar os esquis no veículo com total segurança. 

Em Portugal, são muitos os portugueses que todos os anos se dirigem em carro próprio até à Serra da Estrela ou às estâncias de esqui de Espanha, durante alguns dias para desfrutar da neve, praticar esqui, snowboard ou outro qualquer tipo de desporto de inverno, graças à boa rede de estradas.

Assim que decide o seu destino, é hora de guardar todo o material no carro de forma segura, evitando sustos ou multas. Descubra aqui algumas formas para levar o equipamento de esqui no carro.

Como transportar no carro e em segurança os seus esquis ou prancha de snowboard?

Porta-esquis para o carro 

Se não tiver capacidade dentro do carro, uma forma segura e cómoda de transportar os esquis e os acessórios, é mediante um porta-esquis no exterior do veículo. 

Existem diferentes opções para transportar o equipamento de esqui na parte exterior do carro: 

Porta-esquis no tejadilho 

Uma das opções mais comuns pela sua fácil instalação, leveza e comodidade. Além disso, permite levar vários esquis. Este tipo de transporte está desenhado para ser colocado nas barras transversais do tejadilho do veículo. Pode consultar os acessórios disponíveis da marca do carro ou comprar um sistema de transporte universal. Mas deve ter a certeza que é o indicado para o seu modelo de carro

Porta-esquis magnético 

Esta opção é aderente ao tejadilho do veículo através de ímanes. É muito fácil de montar mas não transmite tanta segurança. Para a sua instalação, o teto deve estar limpo e seco.  

Suporte de esqui 

O suporte de esqui é um pequeno reboque colocado na bola de engate na parte traseira do carro. Também serve para levar bicicletas. Nesta opção de transporte de esquis, os mesmos vão colocados de forma vertical. 

Porta-esquis na roda

Está indicado para carros 4×4, encaixado sobre a roda sobressalente na porta traseira. E também vão em posição vertical. 

Estes modelos de transporte de esquis permitem guardar o equipamento de neve, esquis ou prancha de snowboard, apesar de estarem cheios de neve depois de usados, já que no decorrer da viagem a neve vai derretendo. No entanto, os esquis ficam cheios de sujidade e sal durante o percurso. Para o evitar, pode usar capas de esqui para guardá-los ou optar por uma mala.

Mala de tejadilho

A mala é uma opção mais limpa para levar o material de esqui. Colocado no tejadilho do carro, sobre o mesmo, também permite libertar espaço na bagageira da viatura. Além de que pode usá-lo em viagens à neve como em outras viagens que seja preciso guardar equipamentos. Tem só o inconveniente de serem um pouco mais caros e provocar um aumento do consumo do veículo. 

Bolsas no interior do carro 

Outra opção interessante, se tiver espaço interior suficiente no carro, são as bolsas impermeáveis para os esquis e pranchas. 

Algumas marcas de carros oferecem também um porta-esquis interior entre os dois bancos traseiros. Estes modelos estão desenhados especialmente para transportar os esquis de forma segura e para não se moverem durante toda a viagem. 

Se vai fazer uma viagem até à neve, não se esqueça de cumprir as normas de segurança, evitando assim acidentes e multas. Qualquer opção de transporte deve estar bem fixada, sem perigo de queda ou de desencaixe. Também deverá ter em conta a altura do carro, se passar por túneis, pórticos de portagens ou de parques de estacionamento. 

Nos sistemas de transporte de esquis nas traseiras do carro, é importante que a matrícula esteja sempre visível. Se existir o caso de os esquis ou as pranchas de snowboard ultrapassarem as dimensões do veículo, as extremidades devem ser bem sinalizadas. 

No interior do automóvel, o material de esqui deve ir bem preso e protegido. Pois podem interferir com a condução e colocar em perigo os passageiros, no caso de se deslocar. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sigue leyendo en Renting Finders

Entradas relacionadas

Quer saber mais detalhes?

Completa o formulário e ligamos-te

    Ligue-nos tu para o
    308 807 123

    Chamada para a rede fixa nacional
    Vê as nossas perguntas frequentes para mais informação
    Horário de funcionamento 09.00 às 21.30 de Segunda-feira a Sábado.