Como conduzir quando há neve na estrada
Ruben / 28 Dezembro 2022

Conselhos de como conduzir quando há neve na estrada

Com a chegada do Outono e do Inverno vem o tempo frio, as tempestades e em algumas localidades, a temida neve. Nesta altura do ano, é aconselhável ser mais cauteloso ao volante. A neve e geada dificultam a condução e, no pior dos casos, pode levar a acidentes.

A neve e a geada afetam a aderência do carro ao alcatrão da estrada e a experiência de condução. O gelo, a gordura no asfalto, o pó e o gelo, entre outros, são condições que tornam a estrada escorregadia e prejudicial para os automóveis. As temperaturas mais baixas do inverno afetam inclusivamente os pneus e as pedras de gelo são perigosas e por vezes, difíceis de ver.

Em ocasiões como estas, é prudente adaptar o carro às condições adversas do Inverno, o que por vezes, não é o suficiente.

Conselhos de como conduzir quando há neve na estrada

Ao conduzir na neve, gelo ou ambos, é necessário lembrar as seguintes recomendações e dicas para uma condução segura. Embora o melhor conselho seja evitar viajar quando há neve. Por vezes é inevitável viajar antes das condições meteorológicas adversas ou pode ser apanhado inesperadamente por uma queda de neve, é assim muito importante lembrar-se destas dicas para evitar sustos ao volante.

Prevenção ao conduzir com neve e gelo

Antes de partir em viagem deve verificar a previsão do tempo, desta forma pode organizar o trajecto nas horas de menor risco de chuva, neve ou geada, bem como equipar o carro com tudo o que precisa, água, comida e mais importante, correntes, se as de metal não lhe servirem, use as de tecido. 

Um ponto importante é o de verificar a atualização das estradas, as Infraestruturas de Portugal oferecem informações de trânsito em tempo real, existem mesmo aplicações móveis que nos informam sobre o tráfego nas estradas, desta forma obterá informações sobre restrições de trânsito ou se existem troços de estrada que podem estar cortados.

Outro aspecto importante é o de examinar o estado do veículo, verificar se os níveis do líquido do carro estão corretos, verificar a direção e os travões, bem como os limpa pára-brisas.

Com toda esta informação, pode planear a sua rota para evitar paragens complicadas e conduzir em auto-estradas ou estradas com duas faixas de rodagem, que são as estradas mais vigiadas e preparadas para a condução em tempo adverso.

Mesmo seguindo estes conselhos, a sua viagem ainda pode ser complicada. Quando a neve começa a acumular-se na estrada, a precaução é de extrema importância. O principal é alterar a forma como conduz, suavizar os seus movimentos ao volante, reduzir a velocidade e conduzir em mudanças altas para não perder tracção, evitar travagens, aumentar a distância de segurança e evitar guinadas. Se tiver um carro automático, é a altura certa de carregar no botão “neve” ou “inverno” do carro. Evite também os rastos das rodas dos outros carros, pois haverá mais gelo do que na neve intacta. 

O gelo pode ser tão ou mais perigoso do que a neve. Pode perder o controle total do veículo em condições de gelo. Pode haver gelo debaixo da neve, em áreas sombreadas onde há pouca luz solar ou em áreas com água e baixas temperaturas. É aconselhável ter cuidado, evitar perder a calma, não fazer movimentos bruscos e aumentar a sua distância de segurança.

Correntes e pneus fundamentais durante o inverno 

Conselhos de como conduzir quando há neve na estrada

Ter os pneus certos na estação do Inverno é essencial, especialmente em zonas montanhosas ou com temperaturas inferiores a 7°C. Este tipo de pneu é especialmente concebido para melhorar a aderência e a evacuação da água ou da neve. São concebidos para suportar as estradas acidentadas e condições climáticas frias. O seu composto de borracha é adequado para baixas temperaturas. Os pneus de inverno permitem-lhe dispensar correntes e são mais eficazes na travagem e tracção.

Se não tiver pneus de inverno, são obrigatórias correntes para a neve, gelo e até lama. Para evitar multas se ficar encalhado, as correntes são essenciais, ocupam pouco espaço e tirá-lo-ão de problemas se ficar parado. Além de os transportar no carro, é importante saber como os colocar no veículo. Uma das suas vantagens é que custam menos do que os pneus de inverno. 

As correntes de neve só são instaladas em momentos específicos e não podem ser usadas acima de 50 km/h. Uma vez passada a neve ou gelo, estes devem ser removidos, pois podem danificar os pneus e o próprio veículo.

No entanto, nem os pneus nem as correntes adequadas irão impedir de ficar preso na estrada em algum momento, pode mesmo acontecer de outros carros estarem a bloquear a estrada.

O que acontece quando estes conselhos não funcionam? 

Se tiver o azar de perder o controle do carro, não perca a calma, mesmo o melhor condutor pode sofrer as consequências da neve. Levante o pé do acelerador e rode sempre o volante suavemente, trave com toques suaves, batendo ligeiramente no pedal, precisamos que o carro volte ao seu lugar e se pressionarmos o pedal do travão de repente vamos ter o efeito oposto.

Outras dicas para viajar em zonas com neve:

  • O depósito de combustível do carro deve estar cheio durante uma tempestade de neve, verifique sempre antes de partir para a sua viagem.
  • Mantenha sempre as suas luzes acesas e use sempre luzes de nevoeiro, se necessário.
  • Evite riscos desnecessários, evite troços complicados sem correntes ou pneus de neve.

Evite conduzir e fazer uma viagem no meio de uma tempestade de neve, se for inevitável, lembre-se de conduzir suavemente e mantenha a calma para sua segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sigue leyendo en Renting Finders

Entradas relacionadas

Quer saber mais detalhes?

Completa o formulário e ligamos-te

    Ligue-nos tu para o
    308 807 123

    Chamada para a rede fixa nacional
    Vê as nossas perguntas frequentes para mais informação
    Horário de funcionamento 09.00 às 21.30 de Segunda-feira a Sábado.