Como preparar carro para o inverno
Yaiza / 15 Dezembro 2022

Como preparar o seu carro para o inverno

Além de fazer uma mudança de guarda-roupa à medida que passamos do calor do Verão para o Outono, o carro também precisa de estar preparado para o frio ou mesmo para a neve, quando as temperaturas descem e chega o Inverno.

Se pretende poupar dinheiro, é essencial que prepare o seu veículo para o Inverno, sendo necessário verificar os travões, pneus, limpa pára-brisas e óleo do motor, entre outras coisas, para evitar uma avaria ou mesmo um acidente, na pior das hipóteses. 

Para sua segurança, é aconselhável não só ter cuidado na estrada, mas também preparar o carro para evitar um susto. Partilhamos algumas dicas que devem ser tidas em conta para manter os veículos em bom estado durante o Inverno.

Como preparar o seu carro para o inverno

Conselhos durante o inverno

Nunca é demasiado fazer uma verificação minuciosa de todos os componentes, mas é bastante importante ter em mente onde estacionamos o carro. Estacioná-lo debaixo de um telhado é essencial para que sobreviva às noites geladas desta estação.

Quando deixamos o nosso carro ao ar livre na rua, arriscamo-nos a que acorde coberto de geada ou acumulada no pára-brisas, ocupando-nos tempo a teremos de o limpar cuidadosamente para não ter problemas e acabar por danificar as borrachas do limpa pára-brisas.

Um truque interessante para limpar ou descongelar os vidros dos carros é usar álcool, o que é menos arriscado do que aplicar água quente, uma vez que este pode partir o vidro devido à súbita mudança de temperatura.

Bateria

No Inverno, as baterias tendem a desgastar-se, chegando mesmo a esgotar-se muito mais depressa devido à tensão extra que o frio lhes impõe. Podem também desgastar-se devido ao aumento do funcionamento do motor por o óleo estar mais espesso com as temperaturas mais baixas. 

É importante verificar detalhes como a corrosão nos terminais ou fazer uma verificação profissional do estado da bateria.

Pneus para o inverno

Como preparar o seu carro para o inverno

Os pneus são uma parte vital do carro e é necessário vigiar o seu estado para uma condução segura. É muito importante verificar a pressão e o desgaste dos pneus para garantir a melhor aderência na estrada. 

Os sistemas de segurança do seu carro podem falhar se não tiver os pneus certos para o Inverno. Em tempo frio é necessário equipar o carro com pneus capazes de proporcionar mais tração para as subidas, melhor controle do veículo e também uma boa aderência em estradas geladas e molhadas. 

É também aconselhável transportar sempre as correntes no seu carro se estiver a viajar para uma zona montanhosa onde a neve pode dificultar o seu percurso.

Segurança dos travões

No caso dos travões, o seu correto funcionamento depende do líquido dos travões, é muito importante verificar se o nível é baixo ou se pode haver alguma fuga. Normalmente com o frio, este líquido pode facilmente ficar sujo. Se as temperaturas baixarem demasiado, pode até congelar e ficar em mau estado.

É também essencial verificar os amortecedores, discos e pastilhas de travão. Um pequeno som estranho ao travar pode significar que as pastilhas ou discos de travão estão em mau estado. É uma boa ideia visitar o mecânico para a troca, especialmente se não tiver muito conhecimento sobre o assunto. 

Verificação dos limpa pára-brisas e encher o depósito de água do limpa-vidros

Embora muitos não lhe dêem a importância que merece, é essencial verificar o nível do líquido de lavagem do pára-brisas e enchê-lo de novo com o líquido correcto. Encher o reservatório do seu carro com água pode ser uma má ideia em tempo muito frio, pois pode congelar e até provocar o congelamento do pára-brisas.

Outro conselho que lhe damos é que preste atenção aos limpa pára-brisas. No Inverno, a sua utilização é maior e deve verificar o seu estado, sem fendas ou fissuras, a fim de ter boa visibilidade. É aconselhável utilizar borrachas de limpeza especiais para a neve, é um investimento bastante barato e fácil de instalar.

Estas dicas podem parecer óbvias, mas às vezes não damos o devido valor e são essenciais para o cuidado do carro e para a segurança de todos, assim como para cuidar do motor com o lubrificante que melhor se adapte às suas necessidades da sua condução.

Esperamos que estas dicas lhe sejam úteis e o ajudem para os momentos em que a neve chegue à sua porta ou a geada cubra o seu carro. Assim, já estará preparado. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sigue leyendo en Renting Finders

Entradas relacionadas

Quer saber mais detalhes?

Completa o formulário e ligamos-te

    Ligue-nos tu para o
    308 807 123

    Chamada para a rede fixa nacional
    Vê as nossas perguntas frequentes para mais informação
    Horário de funcionamento 09.00 às 21.30 de Segunda-feira a Sábado.