Como ligar um carro em tempo frio sem danificar o motor?
As baixas temperaturas típicas do final do ano chegaram e, por consequência, certos inconvenientes para os condutores. O facto é que o frio presente nesta época do ano, especialmente nas primeiras horas do dia, pode causar danos aos nossos automóveis. É por isso que devemos tomar precauções extremas para evitar danos nos componentes do carro.
O frio é um elemento natural contra o qual é impossível lutar. Portanto, se for um condutor cauteloso, há algumas coisas que precisa de fazer ao ligar o seu carro com o tempo frio para garantir que o seu motor não sofra.
Se quiser enfrentar a estação fria e cuidar da saúde do seu veículo, este artigo é para si.
O que devo fazer para ligar o meu carro quando faz frio?
É evidente que ligar o motor do carro durante os dias frios pode ser um verdadeiro caos, principalmente quando as temperaturas estão abaixo dos 0 graus.
Se não tiver cuidado, esta ação pode chegar a causar danos irreparáveis na mecânica do veículo. É por isso que lhe transmitimos os conselhos mais importantes para que possa conduzir o seu carro durante o inverno, sem causr danos irreparáveis no motor.
Mantenha a calma
Seja qual for a situação em que se encontre, terá sempre de manter a calma para poder pensar com clareza e não cometer erros. Inicialmente, com o frio, o carro pode demorar uns minutos a arrancar. E o melhor será sempre o de manter a tranquilidade e a paciência.
Se se tratar de um carro a gasóleo, o importante é que mova a ignição da bateria antes de arrancar. O objetivo é o de aquecer o ar que circula até à câmara de combustão, o que facilitará o arranque.
Mas, por outro lado, se se tratar de um veículo a gasolina, deve verificar as velas de ignição, com a certeza que as mesmas se encontram em bom estado e que não precisam de ser substituídas.
Ao colocar o veículo em andamento, o melhor será colocá-lo em ponto morto durante uns minutos para que o óleo percorra e chegue a todos os componentes. Desta forma, o motor chegará à temperatura necessária para funcionar perfeitamente.
Se forem dias em que a temperatura seja extrema, é recomendável começar a conduzir em ponto morto e um pouco a pouco aumentando a velocidade para o motor não sofrer mudanças bruscas de temperatura, o que poderá ser prejudicial.
Evite girar a chave vezes seguidas
Sempre que queremos ligar o carro, temos tendência para girar a chave várias vezes seguidas, para conseguir que o motor arranque. No entanto, deve ter atenção de que na época do inverno, não é recomendável fazê-lo de qualquer forma.
O melhor será o de esperar uns segundos e manter a calma, já que a bateria, durante as primeiras tentativas, tem mais potência. É por isso que dizemos que cada vez que fizer contacto, essas tentativas deverão ser breves ou poderá haver danos no motor do seu carro.
É importante o uso dos anticongelantes
Os anticongelantes são líquidos usados para evitar que o motor congele quando as temperaturas são excessivamente baixas, sendo necessário o seu uso em certas zonas durante o inverno, principalmente em carros com combustível a gasóleo.
Verifique o óleo com frequência
O óleo do nosso carro deve ser o adequado, de acordo com as temperaturas de cada estação, para que a lubrificação seja produzida de forma correta. É importante usar o tipo de óleo específico para o motor, evitando assim, males maiores. Por isso, se desconhece qual é o óleo que deve usar, consulte um especialista ou reveja o manual do seu veículo.
Geralmente, é utilizado um óleo monógrado de baixa viscosidade não sendo o desempenho afetado pelo frio; ou um óleo multigraduado que permite variar a sua viscosidade de acordo com a temperatura exterior. Este é um ponto importante que não pode ser negligenciado.
Aquecer a bateria
A bateria e o motor são elementos do nosso carro que mais sofrem durante o inverno. É por isso que é recomendável aquecer a bateria do veículo antes de ligar o carro.
Para o fazer, é recomendável utilizar sacos ou panos de água quente que permita que a bateria chegue à temperatura ideal e assim, funcione de forma correta. É também fundamental ter em conta o tempo de uso da bateria para evitar que com a chegada do inverno, esta deixe de funcionar e nos deixe aflitos.
Visite o seu mecânico de confiança
Antes de chegar o inverno, é recomendável pedir ao seu mecânico que faça uma revisão minuciosa a todos os componentes que possam sofrer danos durante a estação.
Este tipo de manutenção ajuda a detectar possíveis problemas mecânicos que possam surgir durante as temperaturas baixas, evitando que se transformem em males maiores.
Conduza devagar
Até que o motor do carro não esteja completamente quente, o melhor será o de conduzir devagar para evitar forçar o motor. Assim, aquece o óleo como as restantes partes sensíveis.
Acresce que durante os meses mais frios do ano, é importante manter a prudência, por a maioria dos acidentes ser devido ao gelo nas estradas.
O que NÃO fazer ao ligar o seu carro em tempo frio
O principal para evitar danificar o veículo é o de não forçar o seu arranque. Neste caso, o melhor é esperar uns minutos para aquecer o motor. No inverno deverá planear a sua viagem para preparar o seu carro, caso contrário, poderá danificar componentes mecânicos importantes.
Ligar o carro quando está frio sem verificar os níveis dos líquidos, é outro erro que provoca a morte progressiva do motor. Um outro erro feito habitualmente é o de tentar descongelar os vidros com o aquecimento do carro diretamente direcionado às janelas. O estresse térmico provocado pelo choque de temperaturas pode resultar na quebra dos vidros.
Sem dúvida que a precaução deverá estar presente nestas datas, sendo o melhor a fazer, o de planificar as suas viagens com antecedência, se quiser prolongar a vida do seu carro. E nos primeiros quilómetros que percorrer, deverá ser muito cauteloso e conduzir com pouca velocidade para evitar que o motor sofra.
Entradas relacionadas
Quer saber mais detalhes?
Completa o formulário e ligamos-te
Deixe um comentário