Desvendando mitos automóveis elétrico
Roberto / 22 Março 2024

Desvendamos 7 mitos sobre o carro elétrico

Por vezes, inclusivamente em pleno 2023, ouvimos algumas pessoas a dizer que os carros elétricos são caros, difíceis de adquirir, ineficientes ou até perigosos. 

O certo é que ninguém poderá negar que atualmente, o carro elétrico é uma enorme revolução no âmbito da mobilidade e das viaturas; e adicionalmente, são uma excelente alternativa quanto à mobilidade sustentável. 

No entanto, todavia existe este tipo de comentários ou “mitos” que circulam à volta do carro elétrico. É por isso que aqui desvendamos 7 dos mitos mais comuns sobre o carro elétrico. Neste artigo contamos-lhe quais são as falsas crenças sobre os carros elétricos e a razão do porquê de não dever acreditar nas mesmas. 

Principais mitos sobre o carro elétrico

Desvendando mitos automóveis elétrico

Quando o primeiro comboio foi inventado, este ultrapassava os 45 quilómetros por hora, os médicos advertiram que o corpo humano poderia não suportar e se desintegraría. Da mesma forma, apesar de provavelmente não chegar a estes extremos, hoje em dia circulam bastantes crenças falsas sobre os carros eléctricos. 

E é afirmação nossa porque cada vez mais os carros elétricos estão a ganhar terreno no mercado, num mundo que cada dia mais se apela pela mobilidade sustentável e amiga do ambiente. 

Estes mitos ou falsas crenças, surgem sobretudo por ignorância, mas para não entrar em pânico, vamos explicar-lhe o porquê de ser positivo fazer “ouvidos moucos” destas crenças negativas. 

Porque é que surgem mitos sobre o carro elétrico? 

O mesmo fenómeno surge com todas as novas tecnologias que chegam ao mercado: muitos duvidam ou por ouvirem informação aqui e acolá ou simplesmente, por desconhecimento. 

E os carros elétricos não se livram dos mitos e falsas crenças que lhes vão atribuindo ao longo dos últimos anos. Aqui iremos enumerar alguns dos mitos mais falados sobre as viaturas elétricas. 

Os carros elétricos são mais caros 

Toda a nova tecnologia segue uma trajetória económica em que o preço inicial é mais alto. Este atinge o seu máximo e logo começa a diminuir à medida que a população adopta esta tecnologia de forma habitual. Até relativamente pouco tempo podiamos dizer que sim, que os carros elétricos eram muito caros. 

Mas atualmente, o custo do veículo elétrico está cada vez mais perto de igual o preço de um carro a gasolina ou a gasóleo, preço que sabemos que continuará a baixar à medida que os custos das bateria reduzam. 

Não é só isso: o carro elétrico tem menos peças móveis e menos desgaste mecânico, pelo que é menos susceptível de sofrer avarias, tendo menor custo de manutenção e funcionamento.

Da mesma forma, no que diz respeito aos lubrificantes e líquidos, apenas é necessário mudar os líquidos do para-brisas e dos travões, e o custo do reabastecimento é muito mais baixo para os automóveis eléctricos. Além disso, para ajudar a suportar os elevados custos iniciais, o governo oferece muitos subsídios e incentivos.

Principais mitos o carro elétrico

A bateria de um carro elétrico não dura

Este é outro mito a que muitas pessoas aderem, e compreendemos a preocupação, uma vez que é frequente e constitui um problema quando se trata de outros produtos do quotidiano, como os telemóveis, por exemplo. 

No entanto, tendo em conta os dados sobre o desempenho dos automóveis eléctricos comerciais nos últimos anos, é de esperar que as baterias dos automóveis eléctricos mantenham pelo menos 80% da sua capacidade durante, pelo menos, 300.000 quilómetros de condução.

A autonomia média dos automóveis eléctricos não é suficiente

Um carro elétrico tem um percurso médio diário de 70 quilómetros e um carregamento abrange uma distância média de 386 quilómetros. Por outras palavras: a carga abrange mais do que a distância e alguns modelos têm mesmo uma autonomia de até 1.000 quilómetros. 

Os carregamentos dos carros elétricos são lentos

Os carregadores dos primeiros carros eléctricos eram um tanto ou quanto lentos, mas já não são assim pelas suas atualizações sofridas ao longo dos anos. 

Agora podemos contar com carregadores que consigam carregar o carro em cerca de 80% em tão só 18 minutos. E se não bastasse, esperamos que estes carregamentos se realizem em menos de 10 minutos, graças aos novos materiais para baterias. 

As baterias eléctricas não são recicláveis

Várias empresas estão a explorar alternativas, e é certo que em breve surgirá uma que valha a pena e que permita a reciclagem deste componente. Uma alternativa seria ligar as baterias usadas dos automóveis aos sistemas de armazenamento de energia da rede. 

Os carros a gasolina são melhores que os carros elétricos

Este mito está na origem de todos os outros e é um dos mais falsos que existem, pois os automóveis eléctricos utilizam entre 67 e 77% da energia que têm armazenada nas suas baterias. 

Em contrapartida, os automóveis a gasolina só conseguem utilizar 20% da gasolina para mover os pneus. 

A instalação de pontos de carregamento é complexa

A instalação de um ponto de carregamento é simples e não requer muita técnica, ao contrário do que algumas pessoas afirmam. Muitas empresas incluem agora a opção de instalação na compra de um carro elétrico. 

Recomendações sobre o carro elétrico 

A ideia de ter um carro elétrico pode agradar-lhe. No entanto, apesar de termos desvendado os principais mitos sobre os automóveis eléctricos, poderá ainda estar hesitante em comprar um, pelo que pode pensar que seria melhor opção a de alugar um veículo elétrico

E nós compreendemos perfeitamente, pois o renting de carros está a tornar-se cada vez mais um acelerador da mobilidade eléctrica.

Talvez precise de saber a quem se dirigir quando se trata de alugar um carro elétrico em Portugal. Se não sabe por onde começar, na Renting Finders podemos encontrar o veículo que procura, ao melhor preço.

Somos especialistas no aluguer de veículos eléctricos a longo prazo. Gostaria de adquirir um veículo ecológico e eficiente? Gostaria de ver as nossas últimas ofertas? Se desejar, pode visitar todas as opções que estão à sua espera

Na Renting Finders temos as melhores ofertas de renting de carros eléctricos para particulares e empresas. Contacte-nos para obter o seu!

O veículo elétrico é, sem dúvida, uma excelente opção. Não só porque nos ajudam a transportar-nos, mas também porque nos permite poupar dinheiro, tanto em combustível como em manutenção. E acima de tudo, com um destes veículos estará a juntar-se à revolução da mobilidade sustentável. Não espere mais e mude para o renting!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sigue leyendo en Renting Finders

Entradas relacionadas

Quer saber mais detalhes?

Completa o formulário e ligamos-te

    Ligue-nos tu para o
    308 807 123

    Chamada para a rede fixa nacional
    Vê as nossas perguntas frequentes para mais informação
    Horário de funcionamento 09.00 às 21.30 de Segunda-feira a Sábado.