Las funciones del modo ECO en el coche
Eva / 19 Janeiro 2024

É mau levar o carro em modo Eco?

Com a subida do preço do combustível nos últimos anos trouxe uma pressão financeira que complica ainda mais a problemática situação económica por que está a passar o nosso País. Sob esta situação, além de termos que fazer algum outro sacrifício para viajar menos de carro, é provável que já tenha considerado a possibilidade de utilizar com mais frequência o modo Eco disponibilizado pela sua viatura para poupar dinheiro no combustível. 

No entanto, apesar dos benefícios que pode trazer o modo Eco, o certo é que o seu uso também implica uma série de problemas que não só afetarão a sua experiência de condução, como também a integridade dos componentes do carro. 

Continuando, graças ao renting de carros explicamos em que consiste o modo Eco, quais são os benefícios para o seu carro e os problemas que pode causar se fizer um uso abusivo ou inadequado do mesmo. 

O que é o modo Eco do carro? 

O modo Eco é um tipo de tecnologia disponível em determinados carros que se destina a calibrar as características de fornecimento de potência de acordo com a situação. Através deste modo, o computador que controla o automóvel efetua vários ajustes nas definições do acelerador, bem como alterações na resposta da transmissão e da tração integral.

Como deve ter adivinhado pelo nome, o modo Eco é uma definição específica que pode ser utilizada para limitar o desempenho do veículo e, assim, poupar combustível através de uma utilização mais eficiente e sustentável do automóvel. Ao ativar o modo Eco no seu carro, fará com que o veículo se desloque utilizando uma combinação de mudanças elevadas e rotações mais baixas do motor.

Existem também outros tipos de tecnologias, como o modo Normal ou o modo Sport. Estes têm como objetivo aumentar a capacidade de resposta do veículo, retendo as mudanças adequadas para que o motor mantenha uma aceleração elevada, tornando a sua potência mais acessível. Há modelos em que também pode encontrar um modo Comfort integrado para garantir uma experiência de condução moderada, bem como um modo Snow para o ajudar a ultrapassar os obstáculos climáticos do inverno.

Os problemas que surgem ao abusar do modo Eco do carro

No entanto, a eficiência melhorada oferecida pelo modo Eco também pode causar problemas. Tenha em atenção que este modo exige muito mais do motor em alturas específicas, como quando se ultrapassa ou faz uma ultrapassagem, pelo que é menos aconselhável utilizá-lo em auto-estradas.

É importante ter em conta o efeito que o modo Eco tem no acelerador do automóvel, tornando-o menos reativo e impedindo-o de acelerar tão depressa como habitualmente. É importante que fique claro que o modo Eco não torna o carro mais lento, mas afeta a aceleração. Aconselhamos, a conduzir a um ritmo mais relaxado do que o habitual.

Além disso, a baixa velocidade do motor no modo Eco significa que a queima de combustível não é a ideal. Isto resulta na acumulação de carbono e outros resíduos de combustão no motor, nos conversores catalíticos e noutras partes do carro.

Este problema é muito mais grave nos motores a gasóleo, que precisam de funcionar a rotações mais elevadas para lidar com os resíduos problemáticos gerados no escape do carro, que já mencionámos anteriormente.

Deve ter em conta que o objetivo do modo Eco é evitar o excesso de rotações do motor, a fim de reduzir ao máximo o consumo de combustível. Embora isto pareça bom em teoria, se utilizar um carro com uma transmissão automática, verá que muitas vezes o automóvel fica “engasgado”, o que conduz aos problemas acima descritos e a avarias que não são fáceis de reparar.

Como utilizar o modo Eco do seu carro de forma otimizada

Nesta secção, vamos falar-lhe de algumas medidas que pode tomar para evitar que o modo Eco danifique o seu carro, bem como de como tirar maior partido do mesmo para poupar mais ainda:

  • Combinação com Start/Stop: O sistema Start & Stop utilizado nos veículos particulares permite reduzir consideravelmente as emissões de CO2 para a atmosfera, bem como poupar combustível. Uma vez ativado, este sistema desliga o motor quando detecta que o carro está parado, voltando a ligá-lo quando a embraiagem é novamente pisada.
  • Evitar acelerações bruscas: lembre-se de que, quando o modo Eco é ativado, o desempenho do motor é reduzido, pelo que deve manter a calma ao conduzir neste modo, evitando acelerações desnecessárias.
  • Não ligue e desligue o modo Eco constantemente: se ativar o modo Eco para condução em cidade, recomendamos que o mantenha sempre ligado, caso contrário acabará por danificar o motor ao aumentar e diminuir a potência.
  • Aproveite a inércia: Parte da filosofia subjacente à inclusão do modo Eco nos automóveis baseia-se no aproveitamento da inércia para os fazer mover. Quando o condutor tira o pé do acelerador, a caixa de velocidades desengata-se automaticamente do motor, mudando a sua velocidade para o ralenti, de modo a poupar combustível.

Embora estas sejam as melhores recomendações que podemos oferecer para fazer a melhor utilização possível do modo Eco do seu carro, existem outras medidas que pode tomar para reduzir o seu consumo de combustível, tais como:

  • Manter os pneus com a pressão adequada
  • Usar a primeira mudança unicamente para arrancar 
  • Manter velocidade constante e uniforme 
  • Desligar o motor sempre que fizer uma pausa prolongada 

Agora já sabe quando é que o modo Eco de um carro pode causar uma avaria. Recomendamos que siga estas orientações para utilizar de forma sensata e equilibrada as diferentes opções disponíveis e melhorar a eficiência do seu automóvel. Desta forma, poupará muito dinheiro em combustível sem danificar o motor da viatura.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sigue leyendo en Renting Finders

Entradas relacionadas

Quer saber mais detalhes?

Completa o formulário e ligamos-te

    Ligue-nos tu para o
    308 807 123

    Chamada para a rede fixa nacional
    Vê as nossas perguntas frequentes para mais informação
    Horário de funcionamento 09.00 às 21.30 de Segunda-feira a Sábado.