É “mau” abastecer em postos de combustível low cost?
Devido aos elevados preços dos combustíveis, existem cada vez mais pessoas que optam por abastecer em estações de serviço low cost. Entre todas as alternativas para poupar dinheiro, esta é uma das mais atractivas, mas a sua popularidade trouxe também centenas de mitos relacionados com as avarias nos carros.
Sem dúvida que os preços da gasolina de baixo custo são o seu maior atrativo, uma vez que é possível obter até 10 cêntimos por litro de combustível mais barato do que nas estações de serviço ditas comuns. A questão é: barato significa má qualidade? A resposta é não, esta opção é tão fiável para o seu carro como qualquer outra. Aqui, a partir do renting de carros, dizemos-lhe o que deve ter em conta quando abastece em postos de combustíveis low cost, bem como os riscos e as vantagens de o fazer.
Porque é que a gasolina “low cost” é mais barata?
O termo low cost está associado a produtos de baixo preço, mas não necessariamente de qualidade inferior, o que se aplica neste caso. Todos os combustíveis em Portugal (gasolina e gasóleo) são produzidos na refinaria de Sines, a partir da qual é distribuída para os centros de armazenamento ou para exportação.
A partir daqui, o combustível é distribuído pelas várias estações de serviço do país, desde as marcas mais conhecidas (Repsol, Cepsa, BP, entre outras) até aos hipermercados e estações de serviço low cost. Até este ponto, todos os combustíveis são iguais.
Isto significa que os combustíveis portugueses têm a mesma origem e, por conseguinte, cumprem todas as normas de qualidade estabelecidas pela União Europeia. Então, porque é que algumas estações de serviço o vendem a um preço mais elevado do que outras? A diferença reside nos aditivos que cada marca adiciona à gasolina e ao gasóleo.
Trata-se de produtos químicos que são adicionados ao combustível para melhorar as suas características e obter um melhor desempenho do motor. Todas as grandes companhias petrolíferas misturam gasolina e gasóleo com a sua própria fórmula de aditivos para os comercializarem no mercado, o que aumenta consideravelmente o preço.
Alguns dos aditivos mais comuns são:
- Detergentes: ajudam a manter os sistemas de combustível, como os injectores e também evitam a acumulação de resíduos.
- Anticorrosivos: protege as peças metálicas da corrosão causada pela água ou por contaminantes.
- Lubrificantes: reduzem o atrito nos componentes do motor e proporcionam uma maior proteção das peças móveis.
- Agentes anti-espuma: evitam a formação de espuma durante o enchimento e evitam derrames.
Em geral, as gasolineiras e os hipermercados low cost não têm refinarias, pelo que não incluem aditivos nos combustíveis que comercializam. Assim, esta gasolina mais barata é apenas a fórmula de base, com as mesmas normas e controlos de qualidade, mas sem extras.
Outras diferenças entre as estações de serviço tradicionais e as de baixo custo
Para além dos aditivos, existem outras diferenças entre postos de combustível low cost e as gasolineiras convencionais que tornam o custo destes combustíveis mais barato. Trata-se do tipo de serviços adicionais oferecidos para além do reabastecimento de combustível.
As estações de serviço convencionais, ou premium, dispõem de uma vasta gama de instalações, como lavagens de automóveis, casas de banho, lojas e cafés. Todas estas áreas requerem também empregados, que recebem um salário, como é óbvio. Já para não falar dos grandes investimentos em publicidade.
As estações de serviço de baixo custo têm uma estrutura de custos muito mais baixa, por exemplo, as suas instalações são mais simples e de manutenção mais barata, não têm muitos funcionários e o serviço limita-se apenas ao reabastecimento de combustível.
Este modelo de negócio também se baseia no volume de vendas, porque, ao reduzir a margem de lucro, oferece preços mais competitivos e atrai um maior número de clientes. Desta forma, os seus lucros não são afectados.
A gasolina sem aditivos pode danificar o motor do meu carro?
Embora este seja um dos mitos mais populares sobre o abastecimento em postos de combustível low cost, a verdade é que este tipo de combustível não causa qualquer dano ao motor. Os aditivos são um extra que ajuda a reduzir o consumo de combustível, a aumentar a potência do motor ou a reduzir as emissões, mas isso não significa que a sua ausência cause danos no carro a curto ou a longo prazo.
Não há provas científicas de que a gasolina de baixo custo afete a mecânica do seu automóvel. Em Portugal, tal como no resto da Europa, encontrará combustíveis de alta qualidade, pelo que não precisa de se preocupar.
O único risco das bombas de gasolina low cost
O risco de algumas estações de serviço não é o combustível, mas sim a manutenção das estações de serviço. As verdadeiras avarias associadas ao reabastecimento de combustível são causadas por resíduos deixados nos depósitos e por uma má rotação do combustível.
Esta situação não é comum e acontece sobretudo em estações de serviço com pouco movimento, sejam elas de baixo custo ou não. Neste caso, os danos são causados por sedimentos e resíduos de água, que podem provocar o entupimento dos filtros, danos nos injectores, problemas de ignição e de arranque ou desgaste dos componentes do motor.
Este risco é praticamente inexistente nas estações de serviço low cost situadas perto de zonas de grande afluência ou de hipermercados. Os preços baixos atraem um fluxo constante de utilizadores e os controlos regulares de limpeza são obrigatórios para as autoridades.
É igualmente importante certificar-se de que os combustíveis com que abastece o seu carro cumprem as recomendações dos fabricantes. Neste caso, as avarias não têm nada a ver com a marca, o preço ou o tipo de estação de serviço que escolher.
Como vê, abastecer em estações de serviço low cost não põe em causa o bom funcionamento do seu carro. Trata-se apenas de uma alternativa mais económica que pode ajudá-lo a garantir a qualidade sem gastar demasiado.
E se procura outras opções para poupar dinheiro enquanto conduz, pode também experimentar o renting de carros, uma opção que lhe permite usufruir de um veículo novo com apenas uma renda mensal, sem entrada inicial e com todos os custos de manutenção incluídos.
Entradas relacionadas
4 avarias que pode causar ao seu carro, quando deixa o combustível ir até à reserva
Quer saber mais detalhes?
Completa o formulário e ligamos-te
Deixe um comentário