Diesel ou gasolina: Qual é o melhor para o carro?
Ruben / 18 Agosto 2023

Diesel ou gasolina: Qual é o melhor para o seu carro? 

Muitos condutores têm a mesma pergunta antes de comprar um carro: gasóleo ou gasolina? É uma pergunta difícil de responder, pois ambos os tipos de combustível têm vantagens e desvantagens. Além das características destes combustíveis, outros fatores externos, tais como fatores económicos e ambientais, devem também ser tidos em conta. 

Então, qual é o melhor para o seu futuro veículo? Aqui estão os prós e contras do gasóleo e da gasolina para o ajudar a escolher a opção que melhor se adapta às suas necessidades.

Vantagens do diesel:

Diesel ou gasolina: Qual é o melhor para o seu carro? 
  • Maior poupança de combustível: os carros a diesel são mais eficientes do que os carros a gasolina, têm uma maior taxa de compressão e utilizam menos carburante, o que se traduz numa maior redução do uso do combustível. Isto significa que poupará dinheiro em custos de combustível ao longo do tempo. Por esta razão, os carros a gasóleo são mais adequados para a condução em largas distâncias
  • Maior binário: Os motores diesel também tendem a ter um melhor binário, a força que permite a deslocação do veículo, do que os motores a gasolina. Isto pode ser benéfico se rebocar frequentemente objectos pesados ou conduzir em terrenos acidentados.
  • Melhor vida útil do motor: Graças ao seu sistema mais eficiente, os motores a gasóleo tendem a ter uma vida útil mais longa do que os motores a gasolina. No entanto, a diferença em relação aos motores a gasolina está a diminuir como resultado da regulamentação Euro 6.

Contras do diesel:

  • Mais caro: O preço de ambos os combustíveis sempre flutuou, mas a tendência é para o gasóleo continuar a aumentar de valor, tornando-se mais caro do que a gasolina. Isto pode tornar difícil justificar o preço extra, especialmente se não planeia utilizar o seu carro com demasiada frequência.
  • Mais ruidosos: Os carros a gasóleo são geralmente mais ruidosos do que os carros a gasolina e tendem a produzir mais vibrações. No entanto, os carros modernos estão a evoluir para modelos mais silenciosos.  
  • Motor mais complexo: Embora tendam a ter menos avarias do que os carros a gasolina, quando o fazem, tendem a requerer revisões mais minuciosas, uma vez que o sistema é menos simples.

Vantagens da gasolina:

  • Melhor preço: a gasolina continua a ser um dos combustíveis mais baratos. Embora o preço da gasolina tenha mudado nos últimos anos, permanece mais barato do que o do gasóleo, o que pode ser um factor decisivo se utilizar o seu carro com frequência.
  • Motor mais simples: Como não têm tantos componentes, os motores a gasolina são menos caros de manter, uma vez que não precisam de ser substituídos com tanta regularidade. Além disso, os carros a gasolina precisam de trocas de óleo menos frequentes em comparação com um diesel.
  • Mais potência: Um motor a gasolina produz normalmente mais potência do que um motor a gasóleo do mesmo tamanho. Isto porque funcionam a temperaturas e pressões mais elevadas. Têm também uma taxa de compressão mais elevada, que lhe serviria se quiser ter um carro mais potente, como um carro desportivo.

Contras da gasolina

  • Menos eficiente: Os motores a gasolina têm uma poupança de combustível inferior à dos motores a diesel, por isso, se utilizar o carro para longas distâncias, o custo do consumo de combustível acaba por ser bastante elevado. 
  • Menor binário: Os motores a gasolina também tendem a ter menor binário do que os motores a gasóleo. Portanto, não são a melhor escolha se precisar de potência nas deslocações. É por isso que os motores a diesel são frequentemente utilizados em camiões ou veículos de reboque.
  • Vida mais curta do motor: Uma das maiores desvantagens dos carros a gasolina é que os motores têm uma vida mais curta do que outros tipos de carros. Isto porque o motor está sujeito a temperaturas e pressões mais elevadas, o que os desgasta mais rapidamente. Como resultado, um motor a gasolina necessita normalmente de ser substituído a cerca de metade da quilometragem de um motor que utiliza outro tipo de combustível.

Factor ambiental: Qual polui menos, gasóleo ou gasolina?

O debate sobre carros a gasóleo ou carros a gasolina não é apenas sobre o custo e o desempenho, é também sobre o impacto no ambiente.

Um automóvel a gasóleo produz menos dióxido de carbono (CO₂) do que um automóvel a gasolina, o que lhe confere uma vantagem sobre a gasolina. No entanto, produz mais óxido de azoto (NOx), um poluente que pode contribuir para o smog (nuvem poluente) e problemas respiratórios.

Em consequência, o Parlamento Europeu votou a favor da proibição dos carros de combustão até 2035, pelo que a futura mudança para novas tecnologias é algo que deve ser considerado ao decidir sobre este tipo de carro. Se vive numa cidade, não deve esquecer as “Zonas de Emissões Reduzidas” (ZERs), que limitam o tipo de carro que pode circular de acordo com a sua idade em cidades como Lisboa.

O gasóleo e a gasolina têm futuro?

Olhando para estas restrições crescentes, o futuro destes carburantes não é claro. Recentemente, no Laboratório de Investigação de Motores da Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW), foi desenvolvido um novo sistema que converte motores diesel em motores híbridos, funcionando com hidrogénio, dando vida mesmo aos motores a diesel mais antigos. Apesar deste e de outros desenvolvimentos, o futuro destes combustíveis permanece incerto.

Qual é a melhor escolha para o seu carro – gasóleo ou gasolina?

A resposta depende do que procura num carro. Se quiser um carro de pesados ou para viagens longas, o gasóleo é a opção mais eficiente. Por outro lado, se preferir um carro que lhe dê mais potência ou que só seja utilizado para curtas distâncias, a gasolina é a melhor alternativa. 

Se ainda não decidiu que tipo de carro comprar, o renting de carros oferece-lhe uma vasta gama de opções, pode encontrar as melhores ofertas de renting automóvel como o gasóleo, a gasolina, ou se preferir algo mais sustentável, carros em renting elétricos e híbridos. 

Para além disso, com o renting de carros receberá aconselhamento gratuito sem compromisso de escolher o automóvel em renting que melhor se adapte às suas preferências e necessidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sigue leyendo en Renting Finders

Entradas relacionadas

Quer saber mais detalhes?

Completa o formulário e ligamos-te

    Ligue-nos tu para o
    308 807 123

    Chamada para a rede fixa nacional
    Vê as nossas perguntas frequentes para mais informação
    Horário de funcionamento 09.00 às 21.30 de Segunda-feira a Sábado.