Como transportar os animais em segurança no carro
Laura / 2 Março 2023

Como viajar de carro de maneira segura com animais

Viajar de carro com o nosso animal de estimação, seja para trajetos curtos ou para viagens mais longas, requer o uso de sistemas de segurança específicos para favorecer tanto a segurança dele, como a nossa e ainda evitar multas. 

O Código da Estrada estabelece que todos os condutores devem ter o respectivo campo de visão e a liberdade de movimento necessária que garanta a segurança de todos os integrantes do carro, com cuidado para a colocação dos objetos ou animais transportados, evitando interferências. 

Os nossos animais de estimação fazem parte da nossa família e sempre que podemos acompanham-nos em viagens. É por isso que devemos saber quais são as formas mais seguras de os transportar no carro. Seja um cão, gato ou outro qualquer animal, os seguintes conselhos podem ser bastante úteis para viajar com animais. 

Como viajar de carro de maneira segura com animais

Trelas para animais de estimação de pequeno e médio porte

A melhor maneira de viajar quando os nossos animais são pequenos ou de médio porte é com uma trela homologada. Este sistema é recomendável especialmente para cães. No acto da compra, tenha em conta o comprimento da mesma, o alcance do cinto de segurança do seu carro e a distância que existe até ao banco da frente. 

Tenha em atenção que a trela deve ter duas ligações, para o seu animal de estimação ir mais seguro no caso de que um falhe ou rompa. Não compre trelas que fiquem à volta do pescoço do animal, já que não o prendem e têm maior risco para a segurança dos passageiros. 

Grelha para animais de estimação de grande porte

Se o seu animal for de grande porte, o recomendável é que viaje com o uso de uma grelha, separando o interior do veículo da bagageira. Desta forma o animal tem o seu próprio espaço sem interferir com os restantes passageiros. 

Deve ter em conta a estabilidade tanto dos estofos dos bancos como da montagem da grelha. As grelhas mais seguras e recomendadas são as que prendem desde o tecto da viatura até ao piso da bagageira, cumprindo as normas. 

O inconveniente deste sistema é que em caso de acidente, o animal pode sofrer lesões graves. O mais seguro é o de levar o seu animal de estimação numa mala de transporte, colocado na bagageira do carro, mantendo a grelha como barreira de segurança. 

Mala de transporte para animais de estimação de qualquer porte

A mala de transporte serve para levar qualquer animal, independentemente do seu tamanho, seja um cão grande, um gato ou um hamster. Devemos ter em atenção o lugar onde o colocamos, o piso dos bancos traseiros é o lugar mais seguro para uma mala de transporte pequena.

Em contrapartida, para uma mala de transporte grande, o mais recomendável é a bagageira, em posição transversal à direção de marcha e o mais perto possível das costas dos bancos. E se instalar a grelha de separação, ficará muito melhor. 

O importante é que o tamanho da mala de transporte seja o adequado para o tamanho do animal, de maneira a que este tenha espaço suficiente para deitar-se, sentar-se e dar a volta. 

Conselhos para uma viagem segura com o seu animal de estimação

Os animais podem passar por um mau bocado durante as viagens de carro, é por isso que deixamos alguns conselhos para os transportar de forma segura e simples, tanto para si, como para a sua mascote.

  • Evite que o seu animal de estimação caminhe pelo carro com livre arbítrio pois pode aumentar a distração do condutor, inclusivamente, causar danos graves aos restantes ocupantes do veículo.
  • Utilize um sistema de retenção adequado para o seu animal de estimação e  nunca coloque objetos ao seu lado que poderão causar danos em caso de travagens bruscas ou acidente. 
  • Evite alimentar o seu animal de estimação antes de iniciar a viagem ou durante o trajeto. Aconselhamos que o alimente pelo menos duas horas antes da viagem. 
  • Planeie as paragens para que o seu animal de estimação possa sair do carro, apanhar ar, esticar as patas, fazer as suas necessidades fisiológicas e beber tranquilamente.
  • Nunca deixe o seu animal de estimação dentro do carro parado, muito menos no verão, pois pode sofrer enjoos e até, perda de consciência. 
  • Não se esqueça de levar a documentação do animal de estimação, se sair de Portugal, este deve ter um chip identificador, a sua própria identificação e estar vacinado. Deverá estar bem informado antes de sair para o extrangeiro, porque alguns países exigem vacinas obrigatórias. 
  • Inclua o seu animal de estimação no momento de contratar um seguro de viagem para ser poupado de desgostos. 

Viajar com os animais de estimação é uma ótima ideia, mas fazê-lo sem preocupações e em segurança, é muito mais agradável. 

Os animais de estimação e o renting 

Se tem um animal de estimação e tem um carro em renting ou está a pensar contratar um, deve ficar ciente que apesar da propriedade do veículo pertencer à empresa, o carro é seu e poderá transportar sempre o seu animal de companhia. Mas, terá que estar atento às condições do seguro incluído no seu contrato de renting, pois pode não ter a cobertura para os danos no interior do veículo e em caso de mazelas, terá que ser responsabilizado por isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sigue leyendo en Renting Finders

Entradas relacionadas

Quer saber mais detalhes?

Completa o formulário e ligamos-te

    Ligue-nos tu para o
    308 807 123

    Chamada para a rede fixa nacional
    Vê as nossas perguntas frequentes para mais informação
    Horário de funcionamento 09.00 às 21.30 de Segunda-feira a Sábado.