Como cuidar dos pneus do carro para máxima segurança
Roberto / 9 Março 2023

Cuidados com os pneus, imprescindível para a sua segurança

Os pneus são o elemento do carro que está em contacto com a estrada, pelo que a manutenção regular dos pneus é essencial para garantir a segurança do automóvel e dos seus passageiros.

A segurança é primordial, mas também pode ter uma melhor eficiência no gasto de combustível e uma vida útil prolongada dos pneus através de inspecções regulares e da manutenção adequada dos mesmos, tais como a verificação da pressão dos pneus para assegurar que está de acordo com as especificações, desgaste dos pneus e possíveis danos.

O pneu é a parte mais orgânica do veículo, uma vez que é composto de borracha e é, portanto, mais suscetível ao desgaste. Uma análise periódica mensal dos pneus do seu veículo é fundamental para garantir uma condução segura, assim como a sua verificação antes de iniciar uma viagem.

Aqui ficam alguns conselhos de manutenção e segurança a ter em mente para cuidar bem dos pneus do seu carro.

Cuidados com os pneus, imprescindível para a sua segurança

Pressão dos pneus 

Por mais simples que pareça, um pneu devidamente cheio é fundamental para a sua segurança de condução. Com a pressão correta dos pneus, também terá um ótimo desempenho dos pneus, maior segurança e poupança de combustível.

Pneus com pressão insuficiente reduzem a estabilidade do veículo e aumentam o consumo de combustível. Por outro lado, uma pressão do pneu superior à recomendada causa um desgaste central no pneu, perda de aderência, aumento da vibração e uma condução mais desconfortável.

Verificar a pressão dos pneus pelo menos uma vez por mês e manter o nível recomendado pelo fabricante do carro, que pode ser encontrado no manual do carro ou indicado no interior da porta do condutor. 

Revisão dos pneus 

Os pneus devem ser inspecionados regularmente para detecção de danos e para evitar problemas. Verifique em toda a volta da parte de fora do pneu, o desgaste irregular indica que a pressão do pneu está abaixo do nível recomendado, que o pneu está incorretamente alinhado ou que existem problemas com a suspensão.

O desgaste excessivo dos pneus leva à perda de aderência, especialmente em piso molhado. Hoje em dia, a maioria dos pneus tem indicadores de desgaste da roda, a legislação estabelece que a profundidade da borracha não deve ser inferior a 1,6 mm. Em alturas de chuva, muitos acidentes são consequência do uso de pneus escorregadios. Verifique sempre tanto no lado exterior como no interior do pneu, o desgaste pode ser irregular.

É provável que o pneu se cristalize quando o carro está ao ar livre, isto deve-se às altas temperaturas, à radiação solar e à idade do pneu. Devem ser evitados os pneus com mais de 10 anos de idade. Os pneus novos têm uma vida útil de cerca de 4/5 anos, segundo os peritos, mas isto dependerá da utilização e de várias circunstâncias. Quando estão em repouso e não são utilizados com muita frequência, o tempo de vida pode ser mais longo.

Ao inspecionar pneus, para além de verificar o desgaste, é aconselhável estar atento à existência de danos tais como fissuras, cortes, furos, etc. Em caso de danos, deve dirigir-se a um especialista para verificar o seu estado, pois é muito provável que os pneus tenham de ser substituídos.

Pneu sobresselente

Para segurança e paz de espírito, é importante ter um pneu sobresselente, especialmente em viagens longas. É verdade que a maioria dos veículos novos estão a ser concebidos para não transportar um pneu sobresselente, mas é uma garantia para uma viagem mais tranquila.

Em termos de poupança de espaço e peso extra, o pneu sobresselente pode ser um incómodo, mas a legislação exige que tenha um pneu sobresselente. No entanto, no caso de um furo, pode também considerar um pneu temporário ou um kit de reparação de furos.

Mudança de pneus 

Ao mudar os pneus, é recomendado mudar os quatro pneus ao mesmo tempo para um perfeito desempenho do carro ou então, mudar pelo menos os pneus do eixo traseiro. Antes de mudar os pneus, é necessário considerar as recomendações do fabricante, as dimensões correctas para o veículo, os pneus mais adequados para o seu carro e o permitido através do indicado no Documento Único do Automóvel. 

Para uma maior vida útil dos pneus e para a segurança do veículo e dos seus ocupantes, siga sempre estas dicas de manutenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sigue leyendo en Renting Finders

Entradas relacionadas

Quer saber mais detalhes?

Completa o formulário e ligamos-te

    Ligue-nos tu para o
    308 807 123

    Chamada para a rede fixa nacional
    Vê as nossas perguntas frequentes para mais informação
    Horário de funcionamento 09.00 às 21.30 de Segunda-feira a Sábado.