Avarias que pode causar ao seu carro, quando deixa o combustível ir até à reserva
Laura / 16 Junho 2023

4 avarias que pode causar ao seu carro, quando deixa o combustível ir até à reserva

O aumento dos preços dos combustíveis levou a uma mudança nos hábitos dos condutores; centenas de utilizadores estão a esvaziar os seus tanques e a conduzir com os depósitos na reserva durante o máximo de tempo possível. Embora isto seja feito com a intenção de poupar dinheiro, este hábito pode sair muito caro.

Inflação de combustível: pode causar efeito de ricochete

Embora seja do interesse dos organismos europeus incentivar o aumento da utilização de carros elétricos, os objectivos do Plano Nacional Integrado de Energia e Clima ainda estão longe de ser atingidos, uma vez que os relatórios mostram que o número de carros eléctricos não ultrapassa 300.000 unidades. Agora, com o aumento dos preços dos combustíveis, existe mais um “efeito de ricochete”, uma vez que se os depósitos estarem sempre na reserva gera mais poluição.

Infelizmente, a flutuação dos preços dos combustíveis está a fazer com que os motoristas gastem mais combustível do que no início do ano, apesar dos incentivos do governo para melhorar esta situação.

4 avarias que pode causar ao seu carro, quando deixa o combustível ir até à reserva

4 avarias causadas pelo funcionamento do combustível até ao depósito de reserva

Em todas estas, embora os condutores apliquem estes hábitos para economizar, poderá ser um à vontade que fique demasiado caro, uma vez que existem algumas avarias que estão estreitamente relacionadas com a condução com o depósito na reserva. Aqui falamos sobre as avarias que poderá causar ao seu carro sempre que entrar com o depósito de combustível na reserva.

1. Danificar a pré-bomba de combustível.

Esta peça está localizada dentro do tanque e é responsável por bombear o combustível para a bomba de alta pressão localizada no compartimento do motor. Quando a pré-bomba está a trabalhar com o combustível de reserva, é provável que aspire as impurezas que se acumulam no fundo do depósito. Com esta ação, a pré-bomba pode ficar danificada.

2. Entupimento do filtro de combustível

Desta mesma forma, conduzir durante muito tempo com o tanque na reserva pode levar ao entupimento do filtro, uma vez que irá sugar mais impurezas do que o normal. Estas encontram-se no fundo do depósito e “saem” quando o tanque de reserva é utilizado.

3. Altas temperaturas para a pré-bomba

Além disso, a condução em reserva pode fazer com que a pré-bomba atinja temperaturas muito elevadas (acabando por causar a sua falha). Isto acontece porque o combustível no interior é arrefecido no tanque e, estando em reserva, não poderá cobrir toda a bomba.

4. Desgaste prematuro da bomba de combustível de alta pressão

Este seria o dano mais caro e grave que um carro poderia sofrer como resultado de combustível ficar na reserva. Os danos ocorrem porque a bomba de alta pressão precisa de um fluxo constante de combustível; se funcionarmos em reserva, a bomba pode sugar ar e ter de se esforçar demasiado, acelerando o seu desgaste. Isto acabará por levar à necessidade de substituir a bomba.

Note que estes problemas podem ser piores nos motores a diesel, pois os sistemas de injecção destes veículos são muito mais sensíveis à água, que pode formar no depósito de combustível através da condensação.

Uma solução intermédia?

Há uma recomendação que o pode ajudar a evitar avarias: o tanque não deve ficar vazio mais do que ¼ do depósito, ou seja, pouco antes de chegar à reserva. Desta forma, evitamos a aspiração de impurezas (pelo menos em excesso) e não arrefece a pré-bomba do depósito.

Preços actuais dos combustíveis

Actualmente, o preço da gasolina 95 é pouco mais de 170 cêntimos por litro. Da mesma forma, a mais cara está em Lisboa a 1,800 euros por litro, enquanto a mais barata está em Vila Nova de Famalicão, onde atinge 1,608 euros por litro. Por outro lado, a gasolina 98 atinge 2,001 euros em muitas comunidades, enquanto que o gasóleo varia entre 1,65 e 1,81 euros por litro.

Quer poupar em combustível? Utilize um carro elétrico ou híbrido com o renting

Uma forma de poupar combustível é juntar-se à mobilidade elétrica, no entanto, estes carros são na maioria, mais caros. É por isso que o renting de carros é uma solução muito acessível, pois connosco pode fazer uso de um automóvel elétrico sem ter de gastar exorbitantes quantias de dinheiro.

Convidamo-lo a consultar os nossos veículos em renting, onde oferecemos veículos híbridos plug-in e 100% elétricos, que garantem economia de combustível e muitas outras vantagens exclusivas dos veículos elétricos. Não perca esta oportunidade e junte-se a nós no renting, a forma mais inteligente e mais acessível de obter o automóvel que pretende conduzir.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sigue leyendo en Renting Finders

Entradas relacionadas

Quer saber mais detalhes?

Completa o formulário e ligamos-te

    Ligue-nos tu para o
    308 807 123

    Chamada para a rede fixa nacional
    Vê as nossas perguntas frequentes para mais informação
    Horário de funcionamento 09.00 às 21.30 de Segunda-feira a Sábado.