Seguro contra todos os riscos: casos em que não irá cobrir os seus danos
Raquel / 23 Junho 2023

Seguro contra todos os riscos: 11 casos em que não irá cobrir os seus danos

Quer tenha um carro novo ou usado, fazer um seguro contra todos os riscos é a opção mais completa recomendada. Na verdade, o objectivo desta apólice é ajudá-lo a pagar a reparação ou substituição do seu veículo.

Geralmente, o seguro contra todos os riscos tem cobertura para os casos de danos causados por incêndios, queda de objectos tais como árvores, granizo, etc., catástrofes naturais tais como furacões, tornados, etc., desordem civil ou vandalismo. Pode também cobrir casos em que o veículo é roubado.

Seguro contra todos os riscos: 11 casos em que não irá cobrir os seus danos

No entanto, existem algumas excepções à cobertura do seguro. Por exemplo, é habitual que a apólice não cubra reparações do carro se o condutor estiver bêbado, nem irá cobrer se a Inspeção Periódica Obrigatória estiver desatualizada ou tiver sido chumbada. Aqui vamos dizer-lhe em que casos o seguro contra todos os riscos não cobrirá danos.

1. Conduzir sob o efeito de álcool

Nenhuma companhia de seguros cobrirá a reparação de automóveis se ocorrer um acidente enquanto o condutor estiver bêbado. Da mesma forma, também não as cobrirá no caso de ter consumido drogas ou qualquer tipo de substância que altere a capacidade do condutor de reagir e conduzir bem.

2. Danos de má-fé (intencionais)

Os seguros contra todos os riscos também não cobrem danos causados com má intenção, ou seja, danos causados pelo segurado voluntariamente ou por condução imprudente.

Por esta razão, as seguradoras têm investigadores que se certificam de que a avaria ou danos no carro é o resultado de um acidente ou incidente não intencional.

3. Demasiadas pessoas dentro do carro

É importante não esquecer o número máximo de passageiros que podem viajar no dentro do carro, uma vez que um seguro contra todos os riscos não cobrirá danos se exceder o número permitido de passageiros. Qual é o limite de passageiros do seu veículo? É sempre marcado pelo número de lugares disponíveis.

Isto inclui acidentes em que os passageiros viajam na bagageira, na área de carga de uma carrinha ou camião ou na caixa aberta de uma pick-up.

4. Pagamentos atrasados

Se se atrasar no pagamento da sua apólice, o seguro também não cobrirá o acidente ou a avaria, por isso é importante estar sempre atento às datas e evitar endividamentos. Tenha em mente que com um carro em renting, o seguro contra todos os riscos está sempre atualizado, assim não terá qualquer preocupação em caso de acidente ou avaria.

5. Confrontos com vizinhos ou familiares

Por vezes, as seguradoras não cobrem acidentes ocorridos entre membros da família ou vizinhos, uma vez que podem ser considerados como intenção fraudulenta. Nesses casos, nenhuma das companhias de seguros (ou seja, tanto a da parte culposa como a da parte lesada) quererá assumir a responsabilidade.

6. Condutores com menos de 25 anos de idade

As companhias de seguros são frequentemente um pouco exigentes em relação aos condutores muito jovens; de facto, é provável que exijam apólices mais elevadas ou que não possam sequer prestar o serviço.

Por esta razão, muitos utilizadores decidem segurar o veículo em nome de outra pessoa, mas isto não é uma boa ideia, pois se o condutor que sofreu o acidente tiver menos de 25 anos de idade e não fizer parte da apólice, a seguradora não poderá ser responsabilizada pelos danos.

7. Conduzir sem ter passado a IPO

A passagem na Inspeção Periódica Obrigatória tem de ser realizada depois de o carro fazer quatro anos de idade. A não aprovação na inspecção ou a condução com uma inspecção expirada pode resultar em multas e outras sanções; por exemplo, o seguro pode recusar-se a cobrir o acidente ou a avaria se a IPO não tiver sido aprovada.

8. Participação em corridas legais ou ilegais

Se desejar participar em corridas legais, tais como eventos de pista ou ralis, deve fazer um seguro específico para cobrir estas atividades. Um seguro abrangente não o cobrirá por danos no seu carro se participar nestas corridas e muito menos se forem corridas ilegais.

9. Modificação não notificada do carro

Se está a planear fazer quaisquer modificações ao seu carro, quer sejam cosméticas ou mecânicas, é importante que notifique a companhia de seguros. Caso contrário, poderão recusar-se a cobrir os danos; no máximo, concordarão em cobrir as partes originais do veículo. Se desejar personalizar o seu carro, pode solicitar um seguro específico para carros “tunings”.

10. Omissão do dever de prestar assistência em caso de acidente

Em caso de acidente, a qualquer pessoa ferida, deve ser prestado os cuidados de primeiros socorros, uma vez que a fuga do local de uma colisão é punível por lei. Além disso, as seguradoras não cobrem os danos se o infrator fugir do local do acidente; no entanto, cobrirão os danos a terceiros.

11. Acidente no mar ou num lago

Se o seu carro cair num lago ou no mar devido a condução negligente, também não poderá contar com a ajuda da companhia de seguros. Da mesma forma, se estiver a transportar o seu carro num barco ou ferry, a responsabilidade do veículo é coberta pelo seguro do barco, e não pelo seu próprio seguro.

Como pode ver, o seguro contra todos os riscos tem várias excepções. É importante que esteja ciente de todas e que reveja cuidadosamente o contrato antes de assinar. Além disso, lembre-se de conduzir com cuidado para que possa tirar partido da apólice corretamente em caso de acidente ou avaria.

Esperamos que este artigo lhe seja útil e se estiver a ler isto porque acabou de ter um acidente ou o seu carro o deixou encalhado, lembre-se de se manter calmo e contactar primeiro os serviços de emergência no caso de haver pessoas feridas na estrada. Se não for este o caso, contacte a sua companhia de seguros.

Também queremos relembrar que o fazer um renting de um dos nossos carros, tem seguro contra todos os riscos e não terá de se preocupar em passar a IPO, nem terá de pagar por acidentes, avarias, visitas ao mecânico, peças de substituição e até mesmo troca de pneus. Usufrua de uma condução sem preocupações, com a tranquilidade de um seguro contra todos os riscos e a cobertura de todos os serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sigue leyendo en Renting Finders

Entradas relacionadas

Quer saber mais detalhes?

Completa o formulário e ligamos-te

    Ligue-nos tu para o
    308 807 123

    Chamada para a rede fixa nacional
    Vê as nossas perguntas frequentes para mais informação
    Horário de funcionamento 09.00 às 21.30 de Segunda-feira a Sábado.