Conselhos para conduzir em dias de chuva
Raquel / 23 Março 2023

5 conselhos para conduzir em dias de chuva

A chuva é um fenómeno meteorológico que muitos condutores temem no momento de conduzir. A chuva torna a condução mais difícil, uma vez que reduz a visibilidade e dificulta a circulação e a aderência do carro ao asfalto é reduzida, o que pode causar percalços.

Os condutores querem evitar sustos e, sobretudo, acidentes. Quando a chuva é ameaçadora, recomendamos uma série de conselhos para uma condução à chuva em total segurança.

É importante lembrar que nas primeiras chuvas é quando o asfalto está mais escorregadio e, portanto, mais perigoso, pois a gordura e o pó misturam-se com as primeiras gotas e a estrada ainda não está totalmente molhada.

5 conselhos para conduzir em dias de chuva

Reduzir a velocidade

Pode parecer simples e lógico, mas muitas vezes temos pressa em chegar ao nosso destino e tendemos a acelerar demasiado, sem ter em conta que o contacto e o atrito dos pneus com a estrada molhada não é o mesmo que quando está completamente seca.

Mesmo com os melhores pneus, a travagem pode ser mais difícil e, com visibilidade reduzida, a reação poderá tardar mais do que o habitual. Ou seja, se não conseguir ver claramente a estrada, deve conduzir a uma velocidade moderada condizente com as condições meteorológicas.

A diminuição da velocidade é essencial quando a chuva piora a visibilidade e o estado do asfalto, desta forma podemos evitar o temido aquaplaning. O aquaplaning é uma poça de água em que o pneu não é capaz de o ultrapassar, perdendo o controle do carro. Se se encontrar nesta situação, abrande mas nunca trave e segure firmemente o volante, sem o virar. 

Acender as luzes e o limpa pára-brisas

Com o céu encoberto, a visibilidade fica escassa e é fundamental acender as luzes para poder ver e ser visto pelos outros condutores. Além disso, manter os vidros limpos e sem estarem embaciados facilita uma melhor visão. Com janelas embaciadas e com gotas de águas, a visibilidade é consideravelmente reduzida, ligue os limpa pára-brisas à velocidade correcta e o ar condicionado do carro. 

Aumentar a distância de segurança

Para sua segurança e a de qualquer outro condutor, a capacidade de travagem é multiplicada numa estrada molhada, pelo que é aconselhável duplicar a distância de segurança de outros automóveis podendo parar em segurança.

Deve manter uma distância ainda maior dos veículos pesados e ter cuidado ao ultrapassá-los, pois podem pulverizar água no seu pára-brisas e obstruir ainda mais a sua visão. 

Conduzir com suavidade

Quando a estrada estiver molhada, a condução deve ser suave, evitando movimentos bruscos e travagens fortes. Esteja sempre atento ao que os outros condutores estão a fazer, antecipe a travagem e efetue manobras suaves.

Com chuva, evite mudanças bruscas de direção ou velocidade e use suavemente o pedal do travão. Ao mudar de direção, mude sempre calmamente, sem comprometer a direcionalidade das rodas e sinalize o movimento com os piscas do seu carro. Além disso, tente não conduzir ao longo das linhas brancas na estrada, uma vez que o veículo perde aderência ao passar por cima destas marcas.

Outro aspecto a considerar é seguir os rastos dos carros anteriores, os pneus secam a água, portanto, a estrada será mais seca por causa destas vias.

Verificar o carro

A condução à chuva requer certas precauções. Quando entrar no carro, verifique todos os equipamentos:

  • Acenda os faróis e os limpa pára-brisas
  • Teste os piscas
  • Verifique os travões
  • E seque bem os sapatos nos tapetes do chão para não escorregar nos pedais

Detalhes que podem ser valiosos numa estrada molhada.

A aderência ao asfalto é fundamental, verifique o estado dos pneus para uma aderência perfeita. Os pneus estão em contacto constante com a superfície da estrada, portanto, se estiverem em mau estado, não oferecem a resistência necessária ao aquaplaning e podem causar um acidente com a chuva. A pressão adequada dos pneus é também importante para uma condução segura e fiável.

Para assegurar a confiança no nosso carro e não comprometer a aderência e estabilidade, temos de manter os pneus em perfeitas condições, bem como todo o sistema de travagem e amortecedores de choques.Não deixe que a chuva o assuste, mas tenha em mente estas pequenas dicas para evitar sobressaltos ao conduzir em dias chuvosos, bem como a manutenção contínua do carro, contar com um seguro e a prudência, para sua segurança e a dos outros condutores.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sigue leyendo en Renting Finders

Entradas relacionadas

Quer saber mais detalhes?

Completa o formulário e ligamos-te

    Ligue-nos tu para o
    308 807 123

    Chamada para a rede fixa nacional
    Vê as nossas perguntas frequentes para mais informação
    Horário de funcionamento 09.00 às 21.30 de Segunda-feira a Sábado.