Como escolher o veículo em renting para uma empresa
Eva / 5 Abril 2023

Como escolher um veículo em renting para uma empresa

O renting automóvel para negócios e empresas é uma modalidade que está a ganhar visibilidade nos dias de hoje, especialmente devido às vantagens oferecidas por um contrato de renting.

Em troca do pagamento de uma renda mensal fixa, fica livre de certas preocupações e responsabilidades, tais como manutenção de veículos, check-ups regulares, seguros e muitos mais.

O que é o renting para empresas? 

O renting para empresas consiste no aluguer a longo prazo de um ou mais veículos por uma renda mensal, que inclui vários serviços e não exige o pagamento de um adiantamento ou entrada. Devido a estas claras vantagens, a actividade de renting empresarial é responsável por quase 18% do total de vendas de automóveis em Espanha e Portugal.

O renting automóvel está a reinventar o conceito natural de aquisição de veículos, uma vez que não se trata de uma compra, mas sim da contratação de um serviço para usufruir da utilização de um carro com todos os custos fixos incluídos.

Além disso, o renting de carros é uma despesa dedutível para efeitos de imposto sobre o rendimento das pessoas singulares. O IVA pode ser deduzido a 50% em todos os casos e até 100% se for possível demonstrar que o veículo é utilizado exclusivamente para a atividade profissional. Para as empresas, é uma despesa dedutível no cálculo do imposto sobre o rendimento das pessoas colectivas.

Como escolher um veículo em renting para uma empresa

Vantagens do renting para o seu negócio 

Ao comprar um carro, há muitas responsabilidades que o comprador deve assumir para poder usufruir do veículo, tais como as prestações do crédito, impostos, seguros, custos de manutenção, inspeções, etc.

Por outro lado, com um contrato de renting pode esquecer todas estas preocupações, uma vez que são da responsabilidade do prestador de serviços, neste caso a empresa de renting. Entre outras vantagens, devem ser destacadas as seguintes:

  • Estrear um carro novo cada vez que renovar o seu contrato. A duração dos contratos de renting para empresas varia dependendo da empresa de renting, mas cada vez que renovar o seu contrato, terá a opção de trocar de carro, sendo sempre novos. Esta é uma grande vantagem, especialmente agora que as tendências estão constantemente a mudar e a tecnologia está a desenvolver-se cada vez mais depressa.
  • Adquira um automóvel para a sua atividade profissional sem ter de recorrer a sistemas de crédito ou financiamento externo, uma vez que o próprio contrato de renting é uma forma de financiamento a longo prazo através do pagamento de uma renda mensal fixa.
  • Esqueça a papelada e a manutenção do veículo. Um contrato de renting inclui vários serviços tais como seguros, manutenção e reparação de avarias, imposto de circulação, etc.
  • O risco financeiro sobre os ativos é eliminado, uma vez que o veículo não é um ativo da empresa, mas uma despesa para a prestação de um serviço. Por outras palavras, não há risco de perda ou dano do bem.

Chaves para eleger um veículo em renting para a sua empresa 

Há muitos factores que afectam a ordem final das coisas e no caso de escolher um veículo em renting para uma empresa, estes são alguns dos factores a considerar quando se toma uma decisão:

Calcular o orçamento


Com um contrato de renting a sua empresa ou actividade profissional poupa uma quantia significativa de dinheiro pelas razões acima mencionadas, mesmo assim, é aconselhável calcular quanto está disposto a gastar num contrato de renting, a fim de escolher a oferta de renting que melhor se adequa ao seu orçamento. É importante considerar que o carro fornece soluções à empresa no caso de problemas de transportes. 

Pensar nas necessidades reais da empresa

Antes de escolher um veículo em renting, é necessário estudar muito cuidadosamente quais são as necessidades da empresa: um SUV é suficiente? Um carro híbrido é rentável? ou uma carrinha? 

É preciso considerar se um automóvel com mais lugares do que o habitual é necessário para transportar mais pessoas ou se, pelo contrário, o que pretende é um veículo com maior capacidade de armazenamento e transporte de carga.

Em conclusão, é importante determinar que tipo de carro irá satisfazer as necessidades reais da empresa e que papel irá desempenhar no negócio para melhorar as atividades operacionais.

Analisar o tipo de contrato 

Dependendo da empresa de renting, podem existir diferentes tipos de contratos:

  • Contrato fechado
  • E contrato aberto

No contrato fechado, o custo das rendas é normalmente fixo até ao final do contrato. No entanto, no contrato aberto, o custo das rendas pode variar de acordo com vários factores, tais como a utilização do veículo ou a quilometragem. Tudo depende da política da empresa de renting com a qual decidir assinar o contrato.

Peça informações sobre as coberturas do seguro 

Geralmente, as empresas de renting oferecem um seguro abrangente, no entanto, é importante saber as condições e se cobrem danos na carroçaria, danos mecânicos, roubo ou perda total num acidente de trânsito, ou mesmo se oferecem qualquer tipo de indemnização por acidente.

Pergunte sobre os serviços incluídos 

Outra recomendação ao escolher a viatura para a sua empresa é a de conhecer os serviços incluídos no contrato de renting, tais como seguros, inspeções periódicas obrigatórias, reparação de avarias, mudança de pneus, limite de quilometragem, etc. O combustível e as multas não estão normalmente incluídos num contrato de renting.

O carro ideal para a tua empresa com a Renting Finders 

O renting como serviço de aquisição de um carro está a tornar-se cada vez mais popular entre os portugueses, seja para particulares, trabalhadores em nome individual ou empresas. Com um contrato de renting, os utilizadores perdem o medo de adquirir um veículo e não têm de se preocupar com as formalidades legais envolvidas na compra de um carro.

Com a Renting Finders pode ter um carro novo para a sua atividade empresarial ou empresa sem ter de fazer um investimento inicial. Além disso, oferecemos a opção de ter vários veículos numa só renda mensal fixa com todos os serviços incluídos.

Na Renting Finders pode encontrar as melhores ofertas de veículos para a sua empresa entre um grande número de marcas e modelos. Somos especialistas em serviços de renting. Connosco não terá de se preocupar com nada a não ser com o bem-estar da sua empresa.Se tiver alguma dúvida, por favor contacte-nos gratuitamente ou visite o nosso website, onde encontrará toda a informação que pretender sobre o renting para empresas e renting para empresários em nome individual.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sigue leyendo en Renting Finders

Entradas relacionadas

Quer saber mais detalhes?

Completa o formulário e ligamos-te

    Ligue-nos tu para o
    308 807 123

    Chamada para a rede fixa nacional
    Vê as nossas perguntas frequentes para mais informação
    Horário de funcionamento 09.00 às 21.30 de Segunda-feira a Sábado.