Vantagens pneus sem ar
Raquel / 12 Janeiro 2024

Pneus sem ar: como funcionam e quais são as suas vantagens

Os pneus são um dos elementos do carro que requerem maior manutenção. Entre trocas, perdas de pressão e furos, perde-se tempo, dinheiro e vemos afetado o funcionamento do automóvel. A boa notícia é que os fabricantes já têm uma solução para as constantes avarias: os pneus sem ar. 

Os pneus sem ar, também conhecidos como Air Less ou NPT (non-pneumatic tires), procuram prevenir os danos mais comuns. Mas além de evitar acidentes, esta nova tecnologia tem potencial para revolucionar por completo o mundo automóvel em relação à segurança, consumo e eficiência. Interessa-lhe saber mais? Aqui, no renting de carros, vamos explicar-lhe todos os detalhes. 

Como funcionam os pneus sem ar? 

Vantagens pneus sem ar

Sendo que cada fabricante emprega as suas próprias tecnologias, quando se trata de pneus sem ar, o princípio da construção é basicamente o mesmo. Para a produção utilizam-se materiais flexíveis e resistentes como: 

  • Polímeros plásticos reforçados com fibra de vidro
  • Resina incorporada em fibra de carbono
  • Poliuretano elástico

A banda de rodagem é suportada por uma estrutura flexível sob a forma de uma malha circular construída a partir de um destes materiais. Esta forma facilita a absorção da força vertical que surge quando o carro circula a alta velocidade ou sobe um passeio, por exemplo.

Estas características fazem que um pneu sem ar ofereça mais segurança perante acidentes, resistência e um maior nível de produtividade. Todas estas características são muito valorizadas em sectores comerciais onde se faz um uso intensivo dos pneus, como o transporte de carga ou distribuição de mercadorias. 

Os pneus sem ar terão o mesmo aspecto que um pneu convencional. As imagens facultadas até ao momento, onde é possível ver sem a borracha lateral, são só protótipos do que se procura demonstrar do funcionamento da estrutura interna. 

Todas as vantagens dos pneus sem ar 

Utilizar pneus sem ar traz múltiplas vantagens em diversas áreas. Se bem que o primeiro que vem à nossa cabeça é o de evitar os furos, vai tudo muito mais à frente. Esta nova tecnologia marcará um antes e um depois com uma ampla lista de benefícios, aqui contamos alguns: 

Um grande passo para o cuidado do meio ambiente 

Cada ano é desperdiçado um mínimo de 22 milhões de pneus por todo o mundo devido aos danos dos furos ou perdas de pressão. Isto contribui diretamente para a contaminação do solo, da água e é também uma das principais causas dos incêndios florestais. 

O que muda com a chegada dos pneus sem ar? Ao ser um recurso mais duradouro, não será necessário trocá-lo com tanta frequência e é possível reduzir o desperdício e os resíduos. Assim poderá ser minimizada numa grande percentagem a pegada ecológica gerada pela indústria automóvel. 

É por isso que grandes fabricantes como a Michelin já se comprometeram a incorporar materiais 100% sustentáveis na produção de pneus sem ar, num futuro próximo. 

Proporciona facilidades de manutenção

Muitos dos problemas relacionados com os pneus ocorrem por desconhecimento dos condutores. Como por exemplo, segundo dados externos, existe uma grande percentagem de veículos chumbados na Inspeção Periódica Obrigatória devido ao defeitos relacionados com os pneus. 

Com a implementação desta tecnologia, problemas como estes ficarão resolvidos. Os pneus sem ar: 

  • Sofrem menos avarias 
  • Não são afectados por furos 
  • Não existe o risco de rebentamento

Além disso, deixa de ter que estar com atenção a aspectos como a pressão do ar e o estado dos pneus, facilitando bastante a manutenção do carro. 

Os pneus sem ar podem durar até 3 vezes mais sem manutenção. Ou seja, já não será preciso fazer revisões de rotina nem preocupar-se com o desgaste progressivo. 

Não sentirá diferença ao utilizar 

Preocupa-o como poderá ser a sensação de conduzir pneus sem ar? Temos boas notícias: os condutores que experimentaram os protótipos destes novos pneus afirmam não haver diferença em relação aos convencionais. Praticamente, não sentirá a diferença. 

Otimizam o rendimento das empresas 

Com a chegada desta tecnologia, os empresários em nome individual e empresas, já não terão que imobilizar as suas frotas por avarias, manutenção, trocas e revisões de pneus. Os furos e cortes não afetam a eficiência dos pneus sem ar e o risco de rebentamentos desaparece por completo. 

São capazes de se adaptarem à carga do veículo 

Os pneus sem ar têm a capacidade de se adaptarem às cargas que os veículos transportam sem sofrer nenhum tipo de desgaste ou irregularidades por pressão inadequada. Isto converte-os numa ferramenta bastante rentável para as empresas e empresários em nome individual que tenham frota de viaturas. 

Quando estarão disponíveis os pneus sem ar? 

Atualmente, diversas marcas trabalham em protótipos de pneus sem ar, entre as mais destacadas são: 

  • Michelin
  • Toyo Tires
  • Bridgestone
  • Hankook
  • Kumho
  • Goodyear 
  • Falken

Entre todos os concorrentes, o primeiro a fixar uma data foi a Michelin, que confirmou o lançamento comercial dos seus pneus Uptis (Unique Puncture-proof Tire System) para o ano de 2024. Embora os outros não forneçam estimativas tão claras, com base nos desenvolvimentos apresentados, espera-se que o mercado dos pneus sem ar comece a florescer a partir de 2026.

A Goodyear já testou os seus NPT nos carros Tesla Model 3 e a Michelin começou a equipar as carrinhas dos Correios franceses com os seus pneus Uptis como teste-piloto. 

O desafio para os protótipos de pneus sem ar é suportar o peso das viaturas e das suas cargas, absorver os choques e ser capaz de efetuar viagens longas. O objetivo é também dar um passo em frente na mobilidade sustentável e conseguir um produto ecológico e à prova de danos, capaz de proporcionar um desempenho superior com menos danos para o meio ambiente. 

Gostaria de experimentar pneus sem ar para reduzir os custos de manutenção? Enquanto espera pelo momento, recomendamos que espreite o renting de carros para empresas e empresários em nome individual. Esta é a forma mais rápida e económica de utilizar um ou mais veículos sem qualquer processo de compra. 

Os contratos de leasing incluem seguros, impostos e reparações, só tem de se preocupar com o pagamento mensal. Se pretende aumentar a sua frota ou começar a construir uma, esta é a solução ideal para si.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sigue leyendo en Renting Finders

Entradas relacionadas

Quer saber mais detalhes?

Completa o formulário e ligamos-te

    Ligue-nos tu para o
    308 807 123

    Chamada para a rede fixa nacional
    Vê as nossas perguntas frequentes para mais informação
    Horário de funcionamento 09.00 às 21.30 de Segunda-feira a Sábado.