Conheça Toda A Verdade Acerca Das Baterias de Lítio
Laura / 3 Novembro 2023

A verdade acerca das baterias de lítio

As baterias de iões de lítio são utilizadas durante muito tempo tanto em smartphones como em automóveis eléctricos. Dada a sua eficiência, custo e durabilidade, este tipo de bateria tem muitos defensores. No entanto, há também aqueles que aconselham a eliminá-las do mercado de telemóveis e carros eléctricos. Os opositores destas baterias afirmam que não existe metal suficiente para satisfazer a procura dos fabricantes de automóveis eléctricos.

Então, qual é a verdade sobre as baterias de lítio? Embora muito tenha sido dito e especulado sobre elas, a verdade é que as inovações tecnológicas têm trazido as baterias de lítio para a vanguarda.

A revolução do lítio 

A verdade acerca das baterias de lítio

Muitos consideram que este material está convertido no petróleo das baterias. Cada vez existem mais carros elétricos alimentados com baterias de iões de lítio. As explorações de lítio aumentam num ritmo vertiginoso, incluindo as companhias dedicadas a esta atividade que têm sido valorizadas em Bolsa até 90%. 

Multinacionais como American Manganese patentearam um método de reciclagem de lítio a partir de baterias parcial ou totalmente danificadas. Com o método de reciclagem, estima-se uma reutilização em grande escala do metal, como diz Mayte Gil, um especialista na área.

Baterias de iões de lítio em carros

Especialistas no assunto como Stefanie Edelberg, uma engenheira da Porsche, dizem que os avanços tecnológicos em baterias de iões de lítio garantem hoje em dia um rendimento superior. A alta densidade energética das células de iões de lítio armazena muito mais energia em menos espaço, razão pela qual podem suportar 2.000 ciclos de carga para um carro 100% eléctrico.

Há outra verdade inegável sobre as baterias de iões de lítio: os avanços sobre os quais os peritos estão a concentrar o seu trabalho são a carga rápida. A este respeito, a substituição do eletrólito líquido por um polímero ou cerâmica permite que as baterias sejam mais compactas e que a força de energia seja aumentada, reduzindo assim o tempo de carga. Em termos de segurança, os eletrólitos sólidos são menos inflamáveis.

Bateria de lítio nos telemóveis

Histórias e mitos têm sido tecidas em torno do conceito de baterias de lítio em telemóveis, criando incerteza e angústia entre os consumidores. Algumas das principais questões são: deve a bateria ser removida se o telemóvel não estiver a ser utilizado? uma sobrecarga após a primeira descarga fatal para o novo equipamento, e em caso afirmativo, como pode a bateria ser removida? 

A verdade é que muitas destas questões são apenas mitos que nada têm a ver com a eficiência da bateria de lítio nos smartphones. Vejamos os mitos mais comuns sobre estes dispositivos:

1. Devem ser carregados durante pelo menos 12 horas contínuas quando são descarregados pela primeira vez: embora seja um dos mitos mais conhecidos sobre a bateria de iões de lítio dos smartphones ou computadores portáteis, a verdade é que só é necessário carregar a bateria durante o tempo normal de acordo com a sua capacidade e as características do equipamento.

2.     É necessário esperar por uma descarga completa antes de voltar a carregar: isto é falso, pois a bateria de iões de lítio não tem um efeito de memória, como é o caso das baterias de níquel-cádmio.

3. Podem incendiar-se: este é um dos mitos mais temidos sobre este tipo de bateria; a verdade é que podem ser deixadas ligadas mesmo quando completamente carregadas sem risco de incêndio. No entanto, para as manter em boas condições é melhor armazená-las com pelo menos 40% de carga se não forem utilizadas durante algum tempo. 

4.     As baterias de iões de lítio devem ser armazenadas no frigorífico: isto não só é desnecessário, como também pode ser perigoso ou prejudicial para o dispositivo devido aos componentes químicos das baterias, que podem reagir negativamente à exposição a temperaturas extremas. É sempre aconselhável armazená-las à temperatura ambiente, entre 20°C e 25°C.

Lítio e enxofre: uma bateria com melhor desempenho

Embora estas baterias não sejam de uso recente, os investigadores da Universidade de Monash desenvolveram baterias de lítio e enxofre que são mais potentes do que as anteriormente conhecidas.

Um dos maiores desafios na combinação do lítio com o enxofre é que o enxofre se degrada mais rapidamente do que o lítio. Apesar disso, as baterias de lítio e enxofre garantem uma energia mais elevada.

Para resolver o problema da vida útil da bateria, os investigadores desenvolveram um novo sistema de armazenamento do agente de ligação para permitir que as partículas de enxofre tenham mais espaço para expansão durante o carregamento da bateria.

Com estas alterações acrescentadas à composição da bateria de iões de lítio e enxofre, os testes-piloto produziram resultados de eficiência de 99%.

Os avanços na tecnologia de baterias trarão benefícios como os smartphones com uma carga contínua de até cinco dias; e dado o aumento da mobilidade sustentável, é excelente notícia que estarão disponíveis carros eléctricos com um alcance superior a 900 quilómetros. O seu preço seria inferior ao das baterias tradicionais de lítio e teriam um impacto consideravelmente menor sobre o ambiente.Definitivamente, a verdade sobre as baterias de lítio é que elas parecem lançar-se ao futuro e ser uma alternativa viável no desenvolvimento da mobilidade sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sigue leyendo en Renting Finders

Entradas relacionadas

Quer saber mais detalhes?

Completa o formulário e ligamos-te

    Ligue-nos tu para o
    308 807 123

    Chamada para a rede fixa nacional
    Vê as nossas perguntas frequentes para mais informação
    Horário de funcionamento 09.00 às 21.30 de Segunda-feira a Sábado.