Verifique o filtro de ar do seu automóvel para garantir a sua saúde
Roberto / 19 Abril 2023

Filtros de ar no carro: verifique-os para o bem da sua saúde

Quando falamos de filtros de ar do carro, podemos diferenciar dois tipos principais, o filtro de ar do motor e o filtro de ar do habitáculo.

O filtro de ar do motor da cabina é uma parte essencial do funcionamento do motor. Como o seu nome sugere, é responsável pela filtragem do ar de todos os tipos de impurezas, tais como gases, pó, pólen e até mosquitos, para evitar que estes cheguem ao motor. É essencial mantê-lo em bom estado, uma vez que a não troca do filtro de ar pode ter consequências graves.

Sem o filtro de ar, o motor não funcionará corretamente. O filtro de ar no veículo é responsável pela limpeza do ar antes de entrar no motor, ou seja, retém as impurezas, para evitar a contaminação da câmara de combustão, a degradação dos cilindros do motor e influenciar o seu funcionamento e consumo de combustível. O estado do filtro de ar contribui para a vida útil do motor.

Filtros de ar no carro: verifique-os para o bem da sua saúde

O filtro de ar do habitáculo, também conhecido como filtro de pólen, tem uma função semelhante à do filtro de ar do motor, retendo e reduzindo partículas e impurezas no ar que podem entrar no compartimento de passageiros do automóvel, protegendo assim a saúde dos ocupantes.

Este filtro tem como objetivo o de reter impurezas extremamente finas que poderiam entrar no interior do carro. Impede que impurezas como o pólen, especialmente durante a Primavera, entrem no habitáculo, atingindo os passageiros do automóvel.

É necessário manter o filtro de pólen em bom estado e prestar especial atenção durante a estação do Verão. O uso acrescido do ar condicionado desgasta o estado do filtro e pode afetar o desempenho do automóvel e a saúde dos ocupantes.

Qual é o impacto de um filtro de ar mau?

A manutenção do filtro de ar do motor é muito simples, consistindo na substituição do filtro quando este está sujo. Contudo, um filtro de ar de motor com pouca manutenção e que é utilizado durante um longo período de tempo, não desempenha corretamente a sua função e afecta o desempenho do motor. 

Um filtro de ar do motor em mau estado pode levar a avarias dispendiosas, enquanto que a substituição de um filtro é barata e simples. O filtro é composto por fibras que retém a sujidade, quando está escuro é altura de o substituir por um novo filtro. 

Quando o filtro está entupido, o ar deixa de entrar nos cilindros, o que reduz a potência do motor, uma vez que não queima corretamente e, portanto, aumenta o consumo de combustível porque a mistura ar/combustível não é correta. Além disso, a emissão de gases poluentes é aumentada.

Um filtro de ar limpo contribui para o bom funcionamento e prolonga a vida útil do motor, de modo a que este fique livre de detritos, pelo que é necessário mudar o filtro regularmente.

Um filtro de pólen em mau estado, ao contrário do filtro de ar do motor, não influencia o desempenho e a potência do motor, mas afecta a qualidade do ar que entra no compartimento de passageiros do automóvel e, portanto, a saúde dos ocupantes do veículo.

O filtro de ar do habitáculo retém eficazmente as partículas do ar exterior para garantir o ar limpo no interior do automóvel. Se o filtro estiver entupido, a sua capacidade de filtragem é comprometida e os vidros podem embaciar, reduzindo a visibilidade, sendo  necessário substituir o filtro regularmente.

Com que frequência deve o filtro de ar ser mudado?

Quanto maior for a distância percorrida, mais probabilidades existem de que o filtro de ar fique obstruído com partículas e impurezas, o que pode comprometer o desempenho do carro e dos seus componentes.

É verdade que muitas vezes se encontram só pequenas obstruções no filtro de ar e, se for lavável, uma boa limpeza pode ser suficiente. Mas na pior das hipóteses, uma mudança é inevitável.

O filtro de ar do motor deve ser verificado em cada manutenção e substituído a cada dois intervalos de manutenção, tendo em conta o número de quilómetros percorridos e seguindo as recomendações do fabricante. 

É aconselhável mudar o filtro de ar do habitáculo a cada 15.000 km ou uma vez por ano para garantir que o filtro está em boas condições de funcionamento. O ambiente em que o automóvel é conduzido deve também ser tido em conta. Na cidade, os gases nocivos, odores e altas concentrações de partículas afetam a saúde dos ocupantes do automóvel. Nas zonas rurais, o nível de pólen e outras substâncias provenientes do campo podem prejudicar a qualidade do ar.

É também recomendável mudar o filtro de pólen na Primavera, especialmente no caso de alérgicos, para um filtro bastante eficaz.

Vantagens de um filtro de ar bem conservado

Filtro do ar do motorFiltro do ar do habitáculo
Melhor aceleraçãoBoa qualidade do ar 
Redução de emissõesMaior projeção de gases nocivos
Correcta distribuição do arMelhor filtro 
Menor risco de avariasMaior conforto no interior do carro 

Outros filtros para verificar

É aconselhável verificar outros filtros, tais como o filtro de combustível, cuja função principal é purificar o combustível que vai para o motor. A substituição do filtro dependerá do tipo de combustível, no caso dos veículos a gasóleo, deverá ser substituída a cada 30.000 km e, no caso de um veículo a gasolina, é aconselhável substituí-lo a cada 40.000 km.

Outro filtro importante é o filtro do óleo, responsável pela purificação das impurezas e partículas que circulam no motor. O trabalho do filtro do óleo é essencial, limpa o motor e evita danos no interior do mesmo. Um filtro de óleo em mau estado influencia o correto funcionamento do motor e aumenta o consumo de combustível. A mudança do filtro é fundamental para garantir que a vida útil do motor não seja prejudicada.

O bom estado dos filtros do automóvel é essencial para o óptimo estado do veículo e para a saúde dos ocupantes. Certifique-se de os verificar regularmente e de os mudar de acordo com as instruções do fabricante ou de acordo com os quilómetros percorridos e a época do ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sigue leyendo en Renting Finders

Entradas relacionadas

Quer saber mais detalhes?

Completa o formulário e ligamos-te

    Ligue-nos tu para o
    308 807 123

    Chamada para a rede fixa nacional
    Vê as nossas perguntas frequentes para mais informação
    Horário de funcionamento 09.00 às 21.30 de Segunda-feira a Sábado.