Filtros de ar no carro: verifique-os para o bem da sua saúde
Quando falamos de filtros de ar do carro, podemos diferenciar dois tipos principais, o filtro de ar do motor e o filtro de ar do habitáculo.
O filtro de ar do motor da cabina é uma parte essencial do funcionamento do motor. Como o seu nome sugere, é responsável pela filtragem do ar de todos os tipos de impurezas, tais como gases, pó, pólen e até mosquitos, para evitar que estes cheguem ao motor. É essencial mantê-lo em bom estado, uma vez que a não troca do filtro de ar pode ter consequências graves.
Sem o filtro de ar, o motor não funcionará corretamente. O filtro de ar no veículo é responsável pela limpeza do ar antes de entrar no motor, ou seja, retém as impurezas, para evitar a contaminação da câmara de combustão, a degradação dos cilindros do motor e influenciar o seu funcionamento e consumo de combustível. O estado do filtro de ar contribui para a vida útil do motor.
O filtro de ar do habitáculo, também conhecido como filtro de pólen, tem uma função semelhante à do filtro de ar do motor, retendo e reduzindo partículas e impurezas no ar que podem entrar no compartimento de passageiros do automóvel, protegendo assim a saúde dos ocupantes.
Este filtro tem como objetivo o de reter impurezas extremamente finas que poderiam entrar no interior do carro. Impede que impurezas como o pólen, especialmente durante a Primavera, entrem no habitáculo, atingindo os passageiros do automóvel.
É necessário manter o filtro de pólen em bom estado e prestar especial atenção durante a estação do Verão. O uso acrescido do ar condicionado desgasta o estado do filtro e pode afetar o desempenho do automóvel e a saúde dos ocupantes.
Qual é o impacto de um filtro de ar mau?
A manutenção do filtro de ar do motor é muito simples, consistindo na substituição do filtro quando este está sujo. Contudo, um filtro de ar de motor com pouca manutenção e que é utilizado durante um longo período de tempo, não desempenha corretamente a sua função e afecta o desempenho do motor.
Um filtro de ar do motor em mau estado pode levar a avarias dispendiosas, enquanto que a substituição de um filtro é barata e simples. O filtro é composto por fibras que retém a sujidade, quando está escuro é altura de o substituir por um novo filtro.
Quando o filtro está entupido, o ar deixa de entrar nos cilindros, o que reduz a potência do motor, uma vez que não queima corretamente e, portanto, aumenta o consumo de combustível porque a mistura ar/combustível não é correta. Além disso, a emissão de gases poluentes é aumentada.
Um filtro de ar limpo contribui para o bom funcionamento e prolonga a vida útil do motor, de modo a que este fique livre de detritos, pelo que é necessário mudar o filtro regularmente.
Um filtro de pólen em mau estado, ao contrário do filtro de ar do motor, não influencia o desempenho e a potência do motor, mas afecta a qualidade do ar que entra no compartimento de passageiros do automóvel e, portanto, a saúde dos ocupantes do veículo.
O filtro de ar do habitáculo retém eficazmente as partículas do ar exterior para garantir o ar limpo no interior do automóvel. Se o filtro estiver entupido, a sua capacidade de filtragem é comprometida e os vidros podem embaciar, reduzindo a visibilidade, sendo necessário substituir o filtro regularmente.
Com que frequência deve o filtro de ar ser mudado?
Quanto maior for a distância percorrida, mais probabilidades existem de que o filtro de ar fique obstruído com partículas e impurezas, o que pode comprometer o desempenho do carro e dos seus componentes.
É verdade que muitas vezes se encontram só pequenas obstruções no filtro de ar e, se for lavável, uma boa limpeza pode ser suficiente. Mas na pior das hipóteses, uma mudança é inevitável.
O filtro de ar do motor deve ser verificado em cada manutenção e substituído a cada dois intervalos de manutenção, tendo em conta o número de quilómetros percorridos e seguindo as recomendações do fabricante.
É aconselhável mudar o filtro de ar do habitáculo a cada 15.000 km ou uma vez por ano para garantir que o filtro está em boas condições de funcionamento. O ambiente em que o automóvel é conduzido deve também ser tido em conta. Na cidade, os gases nocivos, odores e altas concentrações de partículas afetam a saúde dos ocupantes do automóvel. Nas zonas rurais, o nível de pólen e outras substâncias provenientes do campo podem prejudicar a qualidade do ar.
É também recomendável mudar o filtro de pólen na Primavera, especialmente no caso de alérgicos, para um filtro bastante eficaz.
Vantagens de um filtro de ar bem conservado
Filtro do ar do motor | Filtro do ar do habitáculo |
Melhor aceleração | Boa qualidade do ar |
Redução de emissões | Maior projeção de gases nocivos |
Correcta distribuição do ar | Melhor filtro |
Menor risco de avarias | Maior conforto no interior do carro |
Outros filtros para verificar
É aconselhável verificar outros filtros, tais como o filtro de combustível, cuja função principal é purificar o combustível que vai para o motor. A substituição do filtro dependerá do tipo de combustível, no caso dos veículos a gasóleo, deverá ser substituída a cada 30.000 km e, no caso de um veículo a gasolina, é aconselhável substituí-lo a cada 40.000 km.
Outro filtro importante é o filtro do óleo, responsável pela purificação das impurezas e partículas que circulam no motor. O trabalho do filtro do óleo é essencial, limpa o motor e evita danos no interior do mesmo. Um filtro de óleo em mau estado influencia o correto funcionamento do motor e aumenta o consumo de combustível. A mudança do filtro é fundamental para garantir que a vida útil do motor não seja prejudicada.
O bom estado dos filtros do automóvel é essencial para o óptimo estado do veículo e para a saúde dos ocupantes. Certifique-se de os verificar regularmente e de os mudar de acordo com as instruções do fabricante ou de acordo com os quilómetros percorridos e a época do ano.
Entradas relacionadas
Quer saber mais detalhes?
Completa o formulário e ligamos-te
Deixe um comentário