Principais tipos de furgões
Laura / 8 Março 2024

Principais tipos de furgões: o guia definitivo 

Quando um negócio ou empresa precisa de um ou vários veículos para transportar carga, sejam pessoas ou mercadorias, um furgão torna-se um elemento indispensável. Para abordar a necessidade de adaptação de estas viaturas, tanto às pequenas como às grandes empresas, existem furgões de diferentes tamanhos e características. 

Não sabe qual é o furgão ideal para a sua empresa? Nós facilitamos. Através do renting de carros apresentamos-lhe o guia definitivo com tudo o que precisa de saber: descubra quais são os principais tipos de furgões e escolha o que melhor responde às necessidades da sua atividade profissional. 

Principais tipos de furgões 

Cada tipo de furgão tem usos específicos, por isso é importante ter em conta as suas características no momento de escolher. Para ajudá-lo, explicamos com detalhe os aspectos importantes a considerar. 

Furgões mistos 

Furgões mistos Citroën Berlingo

Os furgões mistos, como a Citroën Berlingo, são uma das mais versáteis dentro do mercado. São ideias para transportar pessoas e também mercadorias, pois combinam as características de um veículo de carga e um transporte de passageiros numa só carrinha. 

Este tipo de furgões conta com até 7 lugares removíveis permitindo deixar mais espaço para mercadorias se for necessário. Além disso, caracterizam-se por ser um dos tipos de carrinhas mais económicas, tanto no preço como na manutenção. É por isto que acabam por ser um dos favoritos dos empresários em nome individual. 

Furgões isotérmicos 

Principais tipos de furgões

Os furgões isotérmicos contam com uma cabine de congelação, a qual permite manter a cadeia de frio para as mercadorias que assim o requeiram. 

Utilizam-se para o transporte de produtos como alimentos, medicamentos, congelados ou flores, entre outros. Desta forma garantem a sua correcta conservação durante o transporte. Uma das grandes vantagens é o de permitir regular a temperatura para adaptá-la às necessidades do tipo de mercadoria que transporta. 

Furgões combi

Furgões Fiat Scudo

As vans combi, como este Fiat Scudo, são uma das melhores opções para transportar pessoas. Caracterizam-se por ter vidros nas laterais e uma fila extra de bancos que substitui a superfície da carga. 

Apesar de ser muito parecida às carrinhas mistas, estão pensadas principalmente para fazer os transportes mais confortáveis. Por isso, são maioritariamente utilizadas por grupos hoteleiros, agências turísticas e aeroportos

Furgões 4×4 

As carrinhas 4×4 são a opção mais recomendada para trajectos por terrenos irregulares ou lugares de difícil acesso. Se as rotas passam por pavimentos complicados ou zonas de campo é uma boa alternativa. 

Este tipo de vans também são ideais para viajar sob condições meteorológicas adversas como chuva ou neve. O poder da tração 4×4 e a maior capacidade de aceleração também facilitam o transporte de cargas de maior peso. 

Furgões com caixa fechada 

Furgões Iveco Daily

As carrinhas com caixa fechada como a Iveco Daily contam com uma cabine independente na sua traseira. Apesar de que o seu tamanho pode variar segundo o modelo, esta característica proporciona muito mais espaço para transportar grandes quantidades

Estes furgões são um veículo comercial de transporte ligeiro ideal para qualquer tipo de negócio. São uma das viaturas mais utilizadas por empresas de mudanças. 

Furgões com chassis 

A estrutura de uma carrinha de cabina com chassis permite adaptar caixas fechadas, câmaras isotérmicas, basculantes ou plataformas. 

Trata-se de um veículo versátil com que poderá colmatar qualquer necessidade. Se trabalha com mercadorias variadas ou interessa-lhe ter uma frota de transporte adaptável a diferentes destinos, esta é uma excelente alternativa. 

Furgões com plataforma 

As carrinhas com plataforma contam com uma base móvel que facilita a carga e descarga das mercadorias pesadas. 

São ideais para empresas que trabalham com grandes cargas ou que precisem de facilidade de movimento como, por exemplo, empresas de construção, de entregas ao domicílio, catering ou supermercados. 

Furgões basculantes 

Este tipo de carrinhas estão equipadas com uma caixa basculante que se inclina até 45 graus e permite a carga e descarga da mercadoria de maneira fácil e rápida. 

Em alguns casos as plataformas também contam com laterais rebatíveis e são maioritariamente utilizadas no sector da construção. 

Furgões de campin

Melhores furgões de camping

Apesar de não serem o tipo de carrinhas mais utilizados a nível comercial, são muito úteis para pessoas que usufruem das viagens de campismo. 

As carrinhas de camping ou auto-caravanas, contam com cozinha, camas e todas as comodidades para usufruir de uns dias tranquilos na natureza. 

Melhores marcas de furgões 

Existe uma variedade de fabricantes de todos os tipos de carrinhas mas, dentro do mercado encontram-se certas opções que se destacam pela qualidade, algumas dessas são: 

Mercedes-Benz 

Esta marca alemã é conhecida pelas suas carrinhas de alta qualidade e durabilidade. Se se decidir pela Mercedes-Benz terá garantido uma viatura capaz de suportar intensas jornadas de trabalho sem apresentar nenhum tipo de falha técnica. 

Fiat 

Se procura uma boa relação qualidade-preço em todos os tipos de carrinhas, Fiat é a melhor opção. Esta marca italiana também conta com uma ampla gama de modelos compactos e de carga pesada. 

Ford 

A grande vantagem da Ford é a sua ampla gama de carrinhas disponíveis. Adaptam-se a qualquer das suas necessidades e oferecem veículos tanto compactos como de carga pesada para todo o tipo de empresas. 

Renault 

Renault destaca-se pelas suas carrinhas de alta qualidade e eficiência energética. Todos os tipos de carrinhas desta marca caracterizam-se pelo seu excelente rendimento perante as exigências do caminho. 

Citroën 

Esta marca francesa é conhecida por contar com algumas das melhores carrinhas do mercado. Caracterizam-se pelo seu estilo moderno e de grande qualidade. 

Volkswagen 

O mercado das carrinhas Volkswagen é o sinónimo de qualidade. Oferecem segurança e veículos de primeira que se ajustam a cada uma das exigências do mercado. 

Hyundai 

Todos os tipos de carrinhas Hyundai contam com as características necessárias para levar a cabo o seu trabalho sem inconvenientes. São de fácil manutenção e um bom rendimento está garantido. 

Como escolher o melhor furgão? 

Agora já poderá identificar quais são os tipos de furgões disponíveis e as principais marcas a considerar. Mas, como último conselho, deixamos uma pequena lista com coisas que deve ter em conta para fazer a sua eleição: 

  • Considere cada um dos usos que daria à sua carrinha, o tipo de terrenos que terá de atravessar nas suas rotas e escolha a base adequada às suas necessidades atuais e futuras. 
  • Escolha a carrinha de tamanho adequado. Um veículo muito grande ou muito pequeno pode ser incómodo ou pouco funcional. 
  • Faça comparações entre diferentes marcas e modelos. Concentre-se nos preços, comentários de usuários, garantias e características. 
  • Experimente o renting de furgões e aproveite as vantagens de aderir a viaturas profissionais sem ter de pagar entrada inicial ou depósito, sem endividamentos nem empréstimos e com todos os gastos incluídos, desde o seguro, IPO, manutenção, reparações e muito mais. 

Conhecer os principais tipos de carrinhas é essencial para poder escolher o veículo que verdadeiramente se adapta ao que precisa. Já encontrou o seu? Selecione as características que respondam às suas necessidades e leve a sua empresa ao nível seguinte.  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sigue leyendo en Renting Finders

Entradas relacionadas

Quer saber mais detalhes?

Completa o formulário e ligamos-te

    Ligue-nos tu para o
    308 807 123

    Chamada para a rede fixa nacional
    Vê as nossas perguntas frequentes para mais informação
    Horário de funcionamento 09.00 às 21.30 de Segunda-feira a Sábado.