Detector de fadiga e distracao carro, o que e
Eva / 23 Fevereiro 2024

É assim que funciona o detector de fadiga e distração do condutor no veículo

Cerca de 93% dos acidentes de viação acontecem por erro humano, principalmente por distrações e erros dos condutores. Com o objetivo de melhorar a segurança viária e reduzir os acidentes de trânsito causados pelo factor humano, a indústria automóvel está a trabalhar para implementar sistemas de assistência ao condutor. 

Entre os sistemas desenvolvidos até ao momento para prevenir acidentes, um dos mais relevantes do sector é o detector de fadigas e distração do condutor, uma inovadora tecnologia que monitoriza constantemente o comportamento do condutor e alerta-o em caso de desvio de atenção ou sinais de fadiga. 

O detector de fadiga utiliza uma combinação entre sensores e tecnologia de reconhecimento de padrões para analisar a atitude do piloto em tempo real. Através do renting de carros explicamos como funciona o sistema e que fatores têm em conta para garantir a segurança na estrada. 

Como funciona o detector de fadiga? 

É assim que funciona o detector de fadiga e distração do condutor no veículo

Análises de padrões de condução 

O sistema monitoriza constantemente a forma em que o condutor manobra o carro, prestando especial atenção a factores como: 

  • A posição do volante 
  • As correcções de trajectória 
  • A velocidade do veículo.

Assim, se detectar um padrão de condução errático e invulgar, poderá interpretar como um possível sinal de fadiga ou distração. 

Sensores de movimento 

Os carros modernos estão equipados com uma série de sensores que detectam o movimento do volante, os movimentos dos olhos do condutor e, inclusive, a posição da cabeça. Estes sensores são fundamentais para medir a atenção e o nível de alerta do piloto. Se os sensores detectarem mudanças significativas destes parâmetros, o sistema pode alertar o condutor. 

Monitorização da vista 

O detector de fadiga e distração também utiliza câmeras para rastrear o comportamento dos olhos. Se notar que o piloto pisca com mais frequência do habitual, tem um olhar perdido ou mostra sinais de sonolência, o sistema emitirá uma advertência. 

Alertas e advertências 

Se o sistema identificar sinais de fadiga ou distração, pode ativar alertas visuais ou sonoras para chamar a atenção dos passageiros. Estes alertas podem ser em forma de mensagem no painel de instrumentos, sons de aviso ou vibrações no volante. 

Avaliação do tempo de condução

Além de monitorizar o comportamento em tempo real, alguns dos sistemas também têm em conta o tempo de condução acumulado. Se o condutor está ao volante durante um período prolongado, o sistema pode sugerir uma paragem para descansar e assim evitar a fadiga. 

Aprendizagem automática 

Os sistemas mais avançados utilizam técnicas de aprendizagem automática para melhorar o seu rendimento com o tempo. À medida que o sistema recolhe mais dados sobre o comportamento do condutor e das situações de condução, pode adaptar-se e ajustar os critérios de detenção para uma maior precisão. 

É essencial ter em conta que, apesar do detector ser uma ferramenta valiosa para melhorar a segurança na estrada, não deve ser considerado um substituto da responsabilidade. Os condutores devem estar sempre em alerta e ser conscientes da situação, fazendo pausas oportunas quando for necessário. 

Conselhos para evitar ou reduzir a fadiga do condutor 

Se bem que os sistemas de alerta e os detectores são uma ferramenta maravilhosa para promover a nossa segurança, é melhor ser preventivo e tomar medidas responsáveis; evitar as distrações durante a condução é essencial para prevenir acidentes. Aqui apresentamos alguns conselhos práticos para manter-se alerta e evitar a fadiga enquanto estiver ao volante. 

A importância do descanso adequado antes de conduzir 

Tenha assegurado o descanso suficiente antes de começar uma viagem longa. A fadiga acentuar-se-á se estiver cansado antes de começar a conduzir. 

Planifique paragens regulares 

Em viagens longas, planifique paragens a cada duas horas ou a cada 150 – 200 quilómetros. Utilize estas paragens para esticar pernas, caminhar um pouco ou descansar a vista. 

Evite conduzir em horas de sono 

Se for possível, evite conduzir durante as horas em que normalmente está a dormir. O corpo está naturalmente programado para dormir durante a noite e conduzir a essas horas pode aumentar o risco de fadiga. 

Companhia na viagem 

Se for possível, viaje acompanhado. Conversar com alguém no carro pode ajudar a manter-se alerta. 

Hidratação e alimentação adequada 

Mantenha o seu corpo hidratado e coma refeições ligeiras e saudáveis antes e durante a viagem. Evite comidas pesadas, já que podem aumentar a sensação de sonolência

Evite o álcool e as drogas 

Nunca conduza sob influência do álcool ou substâncias que possam afetar a sua capacidade de atenção e reação

Aproveite as pausas para comer 

Se planeia comer durante as viagens, faça-o durante as paragens programadas. Nunca coma enquanto conduz, pois pode distraí-lo e aumentar a probabilidade de fadiga. 

Mantenha uma temperatura agradável no carro 

Assegure-se que a temperatura dentro do carro seja cómoda e evite que o ambiente fique demasiado quente, o que poderia provocar sonolência. 

Utilize o detector de fadiga e distração do condutor 

Se o seu carro estiver equipado com esta tecnologia, active-a e siga as suas recomendações. 

Lembre-se de que a fadiga ao volante é perigosa e pode ter consequências graves. Se em algum momento sentir que a fadiga o está a afetar, não hesite em parar num lugar seguro como uma área de serviço e descansar. A sua segurança na estrada é a prioridade número um. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sigue leyendo en Renting Finders

Entradas relacionadas

Quer saber mais detalhes?

Completa o formulário e ligamos-te

    Ligue-nos tu para o
    308 807 123

    Chamada para a rede fixa nacional
    Vê as nossas perguntas frequentes para mais informação
    Horário de funcionamento 09.00 às 21.30 de Segunda-feira a Sábado.