A Sua Postura Ao Volante É Vital Para Uma Condução Segura
Ruben / 24 Novembro 2023

Tem uma boa postura ao volante? 5 dicas para cuidar da sua postura ao volante

A terceira doença crónica mais comum entre os portugueses são os problemas de costas. A educação postural ao volante é essencial para reduzir a fadiga e evitar possíveis lesões. Para além do desconforto e fadiga, a má postura ao volante pode ser muito prejudicial a longo prazo ou em caso de acidente. Não há ninguém melhor do que os condutores de veículos pesados para testemunhar os efeitos sobre o corpo ao estar sentado ao volante durante largas horas. 

Para evitar possíveis riscos e lesões, o melhor a fazer é cuidar da postura que adotamos ao conduzir, para evitar desconforto, dor e lesões graves em caso de acidente. Aqui estão 5 dicas para uma boa postura, saudável ao conduzir, quer em viagens curtas diárias, quer em viagens longas.

O que é uma má postura ao volante?

Tem uma boa postura ao volante? 5 dicas para cuidar da sua postura ao volante

Não adianta ter um carro com interior concebido para o conforto e segurança se adoptar uma postura errada ou se tiver o assento e os espelhos retrovisores colocados numa altura incorrecta. A posição de condução é um elemento chave para a sua segurança e comodidade ao conduzir, bem como para ter acesso a todos os comandos e a um bom campo de visão, podendo reagir a tempo em caso de acontecimentos imprevistos na estrada.

Neste sentido, uma má postura poderá permitir uma condução perigosa e danosa, mesmo que tenha um bom acesso aos pedais e aos controlos. Uma má postura prolongada pode levar a problemas graves nas costas, tais como dor, desconforto ou ferimentos e no caso de um acidente, as consequências serão piores. 

Com uma postura correta na condução, os controlos estão apenas na distância certa. Uma primeira postura incorreta ao volante é aquela em que fica com os pés demasiado afastados dos pedais, impedindo-o de ter uma reação rápida, pisando os pedais em segurança. Para ajustar o banco, use o pedal de embraiagem como ponto de referência.

A recomendação dada a todos os condutores é o de fazer ajustes no banco do automóvel que proporcionem uma posição de condução confortável. Ajusta sempre o espelho retrovisor antes de iniciar a marcha? O mesmo deveria fazer quando se trata de ajustar os parâmetros detalhados abaixo, o que o ajudará a cuidar da sua saúde postural e a melhorar o seu bem-estar.

5 dicas para melhorar a postura ao conduzir

As lesões que ocorrem ao volante podem ser evitadas se seguir as instruções corretas para conseguir as melhores condições de condução. Este cuidado evitará o desconforto físico e evitará que tenha de visitar um fisioterapeuta. 

O importante é estar ciente de que posturas prolongadas e movimentos de rotina desencadeiam mecanismos que podem levar a lesões profissionais. Da mesma forma que temos cuidado no nosso posto de trabalho para evitar lesões, é importante tomar a mesma precaução ao entrar no carro. Não perca estas 5 dicas fáceis de aplicar e fáceis de lembrar.

A primeira coisa a fazer quando se senta ao volante

A primeira coisa que o condutor deve ter atenção é da posição sentada. Estes ajustes consistem em regular a distância do volante de direção de modo a que o condutor não esteja demasiado afastado nem demasiado próximo do volante de direcção. No momento de ajustar a posição de assento, deve encostar o cóccix confortavelmente mas firmemente ao encosto do banco. Para alcançar a posição ideal, os joelhos devem estar a aproximadamente 10 centímetros de distância do fundo do painel de instrumentos. 

Também deve haver um espaço entre as costas dos joelhos e o bordo do assento de entre dois a três dedos de margem de segurança. A fim de reduzir a pressão nas costas, recomenda-se ajustar o ângulo do assento para entre 100 e 110 graus.

Deve também considerar que a posição do assento é o ponto a partir do qual se realizam movimentos de rotina, tais como mudanças de marcha e ações sobre os pedais. A má postura de condução pode causar lesões de gravidade variável, surgindo até hérnias discais.

Segurar corretamente o volante

Esquecemo-nos frequentemente dos conselhos que nos foram dados quando obtivemos a nossa carta de condução e uma das primeiras lições que ignoramos quando conduzimos é segurar o volante com ambas as mãos.

A razão para esta prática é conseguir uma postura firme e segura para as mãos, pulsos e braços. Ao segurar o volante com ambas as mãos, os pulsos descansam no topo do volante e deixam ambos os braços estendidos. O objectivo desta postura é evitar sofrer uma das várias lesões nos pulsos.

Além de que no caso de condutores mais velhos, são acrescentadas doenças articulares tais como artrite ou artrose, de modo que esta boa prática de condução também protege ou reduz os sintomas de lesões articulares.

Ter cuidado com a posição e altura do apoio de cabeça

O apoio de cabeça representa uma componente de segurança passiva diretamente ligada à postura corporal. A sua função, para além de servir de apoio à cabeça, é reduzir o alcance do movimento do pescoço em caso de colisão, a fim de evitar o chicote cervical.

Consiga a altura ideal, ajustando-a de modo a que os olhos fiquem alinhados com o centro do apoio da cabeça. Quando o condutor se senta confortavelmente, o apoio de cabeça mal deve tocar na cabeça. Isto torna-o mais eficaz na protecção do condutor contra a oscilação súbita do pescoço durante o impacto.

Como ajustar os espelhos retrovisores

Quando os espelhos retrovisores e laterais não estão ajustados à altura e posição do condutor, o condutor tem de fazer movimentos e esforços para os ver. Este desconforto causa tensão no pescoço e todos os inconvenientes associados, bem como afeta a segurança ao conduzir. Os espelhos devem ser ajustados a uma posição a partir da qual o tráfego possa ser monitorizado sem ter de esticar ou torcer desnecessariamente o pescoço.

Usar o apoio de braço: sim ou não?

Os apoios de braços são um dispositivo ergonómico que suporta os braços e evita que estes fiquem pendurados por longos períodos de tempo. Recomenda-se que sejam alinhados ao nível do cotovelo e a um ângulo de cerca de 120º. Quando os braços permanecem numa postura incorrecta, surgem dores nos ombros e peito. Uma combinação de boas práticas de condução dar-lhe-á a melhor experiência de condução. Siga estas recomendações simples para tirar o máximo de conforto que o seu veículo em renting pode proporcionar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sigue leyendo en Renting Finders

Entradas relacionadas

Quer saber mais detalhes?

Completa o formulário e ligamos-te

    Ligue-nos tu para o
    308 807 123

    Chamada para a rede fixa nacional
    Vê as nossas perguntas frequentes para mais informação
    Horário de funcionamento 09.00 às 21.30 de Segunda-feira a Sábado.