Porque É Que O Ar Condicionado Do Carro Não Arrefece
Roberto / 17 Novembro 2023

Conheça os 3 culpados, responsáveis do ar condicionado do seu carro não arrefecer

Quando as temperaturas sobem, o uso do ar condicionado no carro é imprescindível, seja qual for a estação do ano. Esta função do carro já não é usada só por conforto mas também por segurança. Está confirmado que conduzir com calor, suportando altas temperaturas, pode ser prejudicial para a concentração ao conduzir e por consequência, para a segurança da estrada. 

O ar condicionado é uma ferramenta necessária já fazendo parte de todos os carros a que estamos habituados a utilizar sem inconvenientes. No entanto, o que é acontece quando queremos ligar o ar condicionado e este, sem razão aparente, tem o ar pouco frio ou não arrefece de todo? Isto pode acontecer por três razões principais que vamos explicar na continuação do artigo: 

Ar condicionado: uma questão de segurança ao volante

Conheça os 3 culpados, responsáveis do ar condicionado do seu carro não arrefecer

Conduzir sem uma correcta climatização em dias de muito calor pode afectar a nossa segurança e a dos outros condutores. O excesso de calor causa fadiga e cansaço, o que aumenta a possibilidade de sofrer distrações ao volante. De acordo com as normas de segurança rodoviárias, o recomendado é que o nosso ar condicionado varie entre os 19  e os 21 graus centígrados. 

É por isso que devemos estar alertas se notarmos que a climatização começa a falhar. A boa notícia é que a falha pode ter um fácil e rápido arranjo, ao detetar atempadamente. 

Principais culpados de que o ar condicionado não arrefeça

Existem várias razões para o ar condicionado deixar de arrefecer. O mais comum de todos é a falta do gás que arrefece o ar, apesar de não ser o único motivo. Outra razão bastante comum é a da obstrução dos filtros, causada por sujidade acumulada. 

Podemos evitar esta acumulação de sujidade e resíduos ao realizar uma manutenção frequente pois, com uma limpeza periódica os filtros mantêm-se livres de partículas. Também pode substituir os filtros por uns novos em caso de achar ser necessário. 

Tenha em conta que o excesso de sujidade pode afetar o ventilador interior, por tapar as saídas de ar e impedindo o fluxo correto do ar. Este problema é facilmente identificado pelo mau odor que se faz notar ao ligar o ar condicionado. 

Outro elemento que requer manutenção é o recuperador exterior. A sujidade afeta esta peça, por partículas e restantes resíduos produzirem uma obstrução, incrementando a pressão do gás. 

De seguida, detalhamos as 3 falhas mais comuns do ar condicionado do carro: 

1. Fuga do refrigerador 

Esta falha não é tão vulgar como a falta do gás, mas acontece com certa frequência. Poderá verificar se existe uma fuga no refrigerador tendo atenção de se existem manchas de óleo nas condutas do sistema. 

Ou seja, encontrará líquido nas condutas. Para resolver este problema basta substituir as tais condutas por umas novas. Para prevenir esta avaria, é recomendável trocá-los a cada período de tempo. 

2. Falha no motor elétrico 

Esta falha só acontece nas climatizações e não nos ar condicionados tradicionais, por os climatizadores contarem com um motor elétrico que combina o ar quente com o ar frio, dependendo da temperatura que selecionou. 

Se a combinação se realizar de forma eficiente, a climatização arrefece corretamente, mas pode acontecer que a combinação tenha problemas. Se a mistura não acontecer de forma correta, o ar só sairá ameno. 

3. Falta de gás suficiente

Já tínhamos mencionado esta falha nos parágrafos anteriores e realmente, é o mais comum dos problemas que afetam o ar condicionado. Este inconveniente pode acontecer por várias razões: o radiador do sistema de ar ficou danificado, as canalizações estão gretadas e o filtro do ar está sujo ou o compressor tem algum problema (este último é o que se encarrega de arrefecer e movimentar o ar que entra no interior do carro). 

É necessário fazer uma recarga de gás se o ar não funcionar corretamente. Também será preciso reparar todas as possíveis fugas, pois o circuito deve estar bem isolado para produzir ar frio. 

Usufrua de uma manutenção fácil e gratuita com o renting de carros 

A boa notícia é que se optar por um carro em renting, todos os inconvenientes relacionados à manutenção e reparação estão incluídos na renda mensal fixa. Poderá contar com a garantia de conduzir um carro novo, em perfeitas condições, em que as probabilidades de haver falhas ou avarias por uso ou desgaste, são muito baixas. Mas no caso de inesperadamente aparecer a necessidade de fazer alguma reparação ou ajuste, com o renting conta com um serviço de manutenção e revisões gratuitas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sigue leyendo en Renting Finders

Entradas relacionadas

Quer saber mais detalhes?

Completa o formulário e ligamos-te

    Ligue-nos tu para o
    308 807 123

    Chamada para a rede fixa nacional
    Vê as nossas perguntas frequentes para mais informação
    Horário de funcionamento 09.00 às 21.30 de Segunda-feira a Sábado.