Cidades que dão vida a modelos de carros
Eva / 15 Dezembro 2023

Cidades que dão vida a modelos de carros: descubra o segredo que existe por detrás desta tendência

Sabe o que é o branding? E se lhe contar o que é que a Seat faz com os nomes dos modelos dos seus carros? Toledo, Ibiza, Córdoba, León, Arona, Altea, Málaga… cada um deles provoca um teletransporte automático para cada bairro de Espanha. E é exatamente isso o que esta famosa marca automobilística procura: conquistar a sua mente e o seu coração. 

De certeza que a Seat é o caso que mais salta à memória, mas são variadas as marcas que batizam os seus modelos de carros com nomes de cidades, país e inclusivamente, regiões. Recorrer à icónica geografia não é mais que uma estratégia de marketing, mas que influencia bastante no resultado de vendas. Atrás do nome de um carro, escondem-se horas de trabalho para encontrar um que seja chamativo, atrativo para o consumidor e fácil de recordar. 

Porque é que os carros da Seat têm nomes de cidades? 

Cidades que dão vida a modelos de carros: descubra o segredo que existe por detrás desta tendência

São 14 as cidades espanholas que estão representadas nos nomes dos modelos de carro da Seat. Inclusivamente, esta marca já tem registados vários nomes a pensar nos futuros lançamentos. Concretamente, Mallorca, Aran, Vigo, Formentera e Barna. Apesar de ainda não sabermos quando será a sua saída, sem dúvida que os nomes seguem o hábito que esta empresa iniciou desde o ano de 1982.

O curioso é que a Seat colocou em marcha esta tendência unicamente para marcar um antes e um depois na sua imagem. A manobra tinha como objetivo o de diferenciar o novo Seat Ronda do anterior, o Seat Ritmo. E o que no primeiro momento não passava de uma estratégia, passou a ser uma tradição e quase todos os seus novos modelos rendem uma homenagem às cidades de Espanha. 

Quer conhecer carros com nomes de cidades de todo o mundo? 

O mais certo é que poderíamos dedicar horas a falar única e exclusivamente dos nomes que dão vida aos carros da Seat, mas há muitos outros exemplos por descobrir. É por isso que neste artigo fizemos uma recompilação de alguns dos fabricantes automobilísticos que seguiram esta tendência e talvez, nem os conhecia. 

O seu logotipo é um dos mais reconhecidos no mundo dos motores. Falamos da Ferrari, a empresa italiana de carros super desportivos, que conta com quatro modelos inspirados na sua bela Itália. Roma, Maranello ou Modena são algumas das cidades eleitas, além de Portofino, um belíssimo local pescatório da costa de Riviera. Mas, à diferença da Seat, que baseia os seus nomes unicamente no seu país de origem, a Ferrari também inclui nomes de cidades simbólicas para a marca, como por exemplo, California. 

A Chevrolet não lhe deixará qualquer dúvida quanto à sua proveniência. O fabricante de carros presta homenagem à geografia estadunidense para dar nome a alguns dos seus modelos. Chevrolet Colorado, Chevrolet Montana e o monovolume Chevrolet Orlando são alguns dos claros exemplos da sua identidade de marca. Sem esquecermo-nos do Chevrolet Malibu, batizado com o nome de uma das zonas costeiras mais famosas de Los Angeles. Apesar de só ter sido comercializado no Canadá, Córsega, a ilha francesa, também deu o nome a um modelo desta marca, o Chevrolet Corsica. 

Se formos até à Ásia, existem grandes marcas que também utilizaram esta estratégia. Sabia que o deserto de uma cidade do Arizona dá nome ao conhecido Hyundai Tucson? Por outro lado, a japonesa Suzuki mostra preferência por Itália, como os seus modelos Forenza e Verona (este último fará recordá-lo de Romeo e Julieta). 

Carros vintage com nomes de cidade e circuitos 

Se é fã de carros antigos, deve estar familiarizado com a marca de automóveis Pontiac. Este fabricante de automóveis americano foi fundado em 1926 e, apesar de ter desaparecido em 2010, deixou-nos algumas grandes surpresas. O nome, por si só, é uma referência à cidade de Michigan. Mas se estamos a falar dos seus modelos antigos, não podemos esquecer o Pontiac Le Mans. Embora se trate de uma cidade francesa, o seu nome não vem de França. Sabe o porquê? Bem, é nada mais nada menos do que uma competição de resistência que se realiza todos os anos em junho no Circuit de la Sarthe. 

A Pontiac não foi a única empresa a dar o nome de corridas ou circuitos aos seus automóveis. A lenda do desporto motorizado Monza é um circuito italiano que dá vida a um dos antigos modelos do fabricante alemão Opel. E a pista de corridas da Flórida, Daytona Beach, é também a madrinha não de um, mas de vários modelos de automóveis: Ferrari Daytona, Charger Daytona ou Iso Rivolta Daytona são alguns dos automóveis que foram inspirados por este popular circuito.

O carro americano que faz homenagem a Andalucia 

E, para terminar, uma curiosidade. Em 1972, a famosa Ford lançou duas versões do mesmo carro que não tinham nada a ver uma com a outra: uma americana e outra europeia. Uma delas, em homenagem à cidade andaluza, chamava-se Ford Granada. Mas nunca foi comercializado em Espanha.

E o leitor, colocaria um nome de uma cidade a um carro? 

Pensar no nome de um modelo de automóvel é um desafio e tanto e, se este puder homenagear diferentes cidades ou locais, é sem dúvida uma boa ideia. Se gostou desta tendência e quer saber mais sobre os atuais modelos de automóveis que têm nomes inspirados em cidades, não hesite em consultar o nosso catálogo de carros em renting para particulares. Nele encontrará uma vasta gama de opções de excelente qualidade sem sacrificar o melhor preço.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sigue leyendo en Renting Finders

Entradas relacionadas

Quer saber mais detalhes?

Completa o formulário e ligamos-te

    Ligue-nos tu para o
    308 807 123

    Chamada para a rede fixa nacional
    Vê as nossas perguntas frequentes para mais informação
    Horário de funcionamento 09.00 às 21.30 de Segunda-feira a Sábado.