Descubra as cores mais populares dos carros e porque as escolhemos
Que cores de carro preferimos e porque gostamos mais de uns do que de outros? A cor é um dos aspectos mais importantes que nos concentramos na escolha de um carro e as preferências são determinadas por gostos pessoais, culturais e circunstanciais. Sabia que qualquer condutor que considere ficar ao volante de um carro novo privilegia instintivamente três cores? Descubra quais são e porque são as cores de carro mais populares e procuradas, abaixo.
Quais são as cores de carro mais populares na Europa?
Estudos indicam que vários elementos como o clima, a luz solar e mesmo a religião desempenham um papel neste dinamismo dos gostos. Por esta razão, é possível identificar algumas tendências na Europa por determinadas cores.
As propostas dos fabricantes de carros são orientadas para um esquema de cores que interage com as alterações da luz e pode afetar a temperatura. Estes são o vermelho estéreo, o cinzento crenulado, o preto LK e o Cabochon.
A combinação de vermelho e preto produz o que é conhecido como vermelho estéreo, que faz lembrar a ferrugem e dá ao carro uma sensação vintage. O cinzento crenulado, por outro lado, está próximo da sensação cromática da areia. A experiência da cor dialoga assim com o gosto do condutor.
O preto LK, por outro lado, tende para os azulados e verdes intensos e a sua tecnologia permite-lhe reflectir luz infravermelha para baixar a temperatura. O Cabochon varia numa gama de azuis que muda de acordo com o brilho, atingindo um verde prateado.
As cores de carro mais populares em Portugal
Há vários anos, o branco tem sido a cor de escolha dominante entre os europeus com 33%. O branco é a escolha de cor mais prática porque esconde amolgadelas e pequenos arranhões, que são menos visíveis em cores mais claras. Também porque absorve naturalmente menos calor. Tal como o vestuário preto, os carros pretos tendem a ficar muito quentes durante os meses mais quentes. Pelo contrário, se viver num clima mais frio, apreciará a capacidade dos carros pretos de atrair os raios solares.
No entanto, os portugueses estão mais inclinados para o cinzento. Já o branco vem como a segunda escolha, enquanto que o preto é também uma das cores em que os condutores mais preferem. No enquadramento geral, existe uma preferência pelas cores neutras.
As estatísticas indicam que quando se trata de escolher um carro, o vermelho, o amarelo e o bege são escolhas pouco prováveis nos portugueses, diferenciando do país vizinho. E ainda menos vulgar, são as cores laranja, castanho e roxo, havendo uma ínfima percentagem destas cores a circular nas estradas.
É evidente que a selecção das cores dos automóveis, de acordo com os números da frota automóvel no nosso país, se deve a variantes culturais. O perfil do proprietário determinará em grande parte a cor de acordo com a sua personalidade.
Existe quem afirme que nestes casos funciona a psicologia da cor. Assim, a cor cinzenta do carro revelaria a praticidade do proprietário, a cor preta a sua tendência para a autoridade e a cor branca seria uma expressão de alegria. Há também estatísticas feitas pelas companhias de seguro sobre carros vermelhos.
Paletes de cores cada vez mais atrevidas
Como no universo dos gostos e das cores não há regras obrigatórias, existe espaço para a inovação. A par dos clássicos, podemos desfrutar de tonalidades mais desafiantes, irreverentes mas distintas.
É por isso que a PPG Industries, o principal fornecedor mundial de acabamentos automotivos, está a fabricar 4 paletes com 64 cores à disposição dos fabricantes. The Retreather, The Commoner, Dream Weaver e The Brave foram concebidas para responder a novas exigências.
A palete Retreater utiliza castanhos terrosos, tons de cinza-pedra, azul e até amarelo pálido para uma certa interioridade. A paleta The Commoner, por outro lado, utiliza cores quase primárias, tais como brancos básicos, vermelhos e azuis.
Para os mais ousados, a Dream Weaver propõe vermelhos que se tornam rosa, bem como vermelhos e verdes intensos, azul de safira ou laranjas. Finalmente, The Brave experimenta com cores tais como o azul de safira.
A transformação cromática faz parte das opções que os clientes têm para encontrar a cor ajustada à sua personalidade. A dinâmica dos tons e a gestão da energia fazem agora parte das variáveis a considerar.
As cores do carro e a visibilidade
A cor do carro e a visibilidade da condução estão intimamente ligadas. Para além da preferência, vale a pena avaliar o que as estatísticas dizem a este respeito. Há uma diferença no tempo e distância quando se percebe um carro de acordo com a sua cor.
Um veículo percebe um carro preto em sentido contrário a 70 metros, pela manhã, a 130 metros ao meio-dia e a 30 metros, pela tarde. Um carro cinzento é visto a 120 m, a 220 m e a 100 m ao mesmo tempo. O branco é identificado a 140 m, a 230 m e a 90 metros.
Independentemente da cor do carro, o carro pode ser visto a 240 m quando as luzes estão acesas. Esta relação também se traduz no tempo de reação do condutor quando vê o carro em sentido contrário.
Esperamos que estas dicas que lhe damos o possam ajudar a decidir sobre a cor do seu próximo carro. Lembre-se de que um dos pontos fortes do carros em renting reside em satisfazer as preferências do utilizador de acordo com as suas necessidades. A gama de cores faz parte dos critérios do contrato com a empresa. No mundo do renting encontrará as melhores opções para usufruir deste serviço, com todas as despesas incluídas e a garantia do renting de sempre.
Entradas relacionadas
Quer saber mais detalhes?
Completa o formulário e ligamos-te
Deixe um comentário