Em que deve ter atenção antes de comprar um carro usado
Raquel / 13 Outubro 2023

Tudo a que deve ter atenção antes de comprar ou fazer um renting de carros usados

O mercado automóvel em Portugal está a tornar-se cada vez mais semelhante ao mercado europeu, o que, juntamente com a crise económica, levou os condutores a interessarem-se pelos carros usados. Descubra abaixo o que deve ter em atenção ao escolher a sua próxima viatura em segunda mão. 

Quais são as suas necessidades? 

Tudo a que deve ter atenção antes de comprar ou fazer um renting de carros usados

O primeiro que deve ter em conta antes de escolher um carro usado é saber a que necessidades o veículo vai corresponder no seu dia-a-dia. Coloque a si próprio questões práticas, como o número de quilómetros que faz habitualmente na estrada por ano.

Deve também questionar-se se precisa de um carro adequado a um estilo de vida familiar ou individual e se conduz em zonas rurais ou urbanas. Todas estas perguntas são úteis para ter uma ideia do tipo de automóvel usado que mais se adequa a si.

Quando falar com o vendedor sobre o carro usado que pretende, deve explicar estas informações importantes e todos os dados que pesquisou anteriormente, para que ele também o possa orientar e aconselhar sobre alguns modelos interessantes para si.

Conhecer os automóveis que lhe interessam

É bom ser muito claro sobre o tipo de carro usado que procura, mas não é menos importante fazer uma pequena pesquisa sobre os modelos que tem em vista, dentro da oferta disponível. Tente comparar preços, veja bem as fotografias, avalie a descrição que o acompanha e ainda, o equipamento que vem incluído.

Existem aspectos que determinam se pode estar prestes a sofrer uma burla. Por exemplo, deve ser informado o mais rapidamente possível se o modelo em segunda mão em que está interessado passou nas inspecções periódicas obrigatórias ou se apresenta falhas ou defeitos que possam levar a uma avaria num curto espaço de tempo.

Tente ser objetivo e faça as comparações necessárias entre alguns modelos usados para começar a excluir algumas das opções existentes no mercado. Pode também criar uma lista para colocar as suas opções favoritas no topo da lista.

Inspecione o exterior do carro usado

A melhor maneira de se certificar de que o carro em segunda mão em que está interessado não apresenta danos graves à primeira vista é examinar a pintura, as amolgadelas na carroçaria, o espaço entre as peças, o estado das rodas ou o movimento das portas.

É aconselhável verificar, por exemplo, se as peças dos faróis são as originais de fábrica, se a carroçaria apresenta bolhas ou imperfeições que precisam de ser reparadas ou se o espaço entre as ranhuras e os vedantes é uniforme. Uma folga invulgar pode indicar um possível golpe.

Por último, é muito importante verificar o aspecto dos pneus, nomeadamente o tipo de piso que apresentam e as marcas de desgaste nos flancos. Se os pneus forem velhos, saiba que terá de gastar mais dinheiro para os substituir.

Explorar o interior do carro usado

Depois de ter feito uma breve inspeção do exterior do automóvel usado em que está interessado, a próxima coisa que deve fazer é verificar o nível de desgaste dos bancos, do volante, dos pedais ou da alavanca de velocidades. Deve também avaliar se a quilometragem corresponde às suas expectativas.

Verifique o estado dos cintos de segurança e dos tapetes por baixo dos bancos. Analise se os faróis estão a funcionar corretamente e se os indicadores estão a funcionar, certificando-se de que não há falhas ou lâmpadas que não funcionem.

Finalmente, tente verificar se o sistema de ar condicionado está em boas condições de funcionamento, se o sistema de som funciona corretamente ou se há algum problema com um altifalante, por exemplo. Os sinais de ferrugem na parte inferior da carroçaria e no tejadilho do automóvel podem ser um guia para reconsiderar o preço.

Verifique a documentação do veículo

Quando já tiver efectuado os controlos no local, não é má ideia examinar a documentação do carro usado com as suas conclusões pessoais. Verifique quando é que o automóvel foi registado pela primeira vez e se se trata de um veículo importado.

Para além de verificar os documentos do carro, deve também comprovar o último relatório da inspecção periódica obrigatória, especialmente porque este lhe indicará a quilometragem indicada nos registos oficiais. Depois de o saber, compare-o com a quilometragem real.

Também será benéfico informar-se sobre a oficina onde o vendedor levou o veículo. Se tiver sérias dúvidas sobre se é este o carro usado que pretende comprar, pode dirigir-se à oficina e obter informações úteis sobre as reparações e as revisões efectuadas.

Outra opção é pedir ao vendedor uma lista das faturas de serviço, se as tiver. Se realmente as tiver, preste especial atenção aos itens e aos dados pormenorizados, onde estão especificados os problemas que o carro teve ao longo do tempo.

Se, nesta fase, notar algo estranho ou tiver uma forte intuição de que o comercial lhe está a esconder alguma coisa ou não está a dizer a verdade, não hesite em rejeitar a compra.

Faça um teste de condução do carro usado que está interessado

Idealmente, ao testar o desempenho do veículo em primeira mão, deve fazer uma viagem suficientemente longa para poder verificar a velocidade do motor, o ruído e as eventuais vibrações produzidas pelas peças e o estado dos pedais.

Deve também examinar o comportamento da bomba de direção ao fazer curvas enquanto conduz lentamente. Ao mesmo tempo, a sensação de ruído sempre que accionar os travões pode ser uma indicação de que os discos estão um pouco gastos.

Com toda a certeza, o factor mais importante a ter em conta durante a condução do veículo usado é o estado do pedal do travão e da embraiagem. Não se esqueça de analisar a forma como a alavanca de velocidades se move e se a mudança de velocidade é demasiado brusca.

Renting de carros usados 

Se está a pensar comprar um carro usado, mas está preocupado com a incerteza e os possíveis defeitos ocultos do automóvel, apresentamos-lhe o renting de carros usados. Com este tipo de renting, não compra o veículo, mas aluga-o durante um determinado período de tempo, de vários meses a vários anos, em troca de uma renda mensal fixa. 

Sente-se ao volante de um carro usado em renting, que teve apenas um único condutor anterior e uma quilometragem e utilização muito limitadas. Usufrua de todas as garantias do renting, como um seguro contra todos os riscos e todas as despesas suportadas, sem ter de pagar uma entrada ou um grande investimento inicial.

Diga adeus ao financiamento, às facturas e aos empréstimos e às inseguranças e comece a conduzir o automóvel para particulares ou empresas de que precisa, sem comissões adicionais e com os mesmos serviços de um carro novo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sigue leyendo en Renting Finders

Entradas relacionadas

Quer saber mais detalhes?

Completa o formulário e ligamos-te

    Ligue-nos tu para o
    308 807 123

    Chamada para a rede fixa nacional
    Vê as nossas perguntas frequentes para mais informação
    Horário de funcionamento 09.00 às 21.30 de Segunda-feira a Sábado.