Como Evitar Surpresas Na Fatura Da Oficina De Reparação Automóvel
Ruben / 15 Setembro 2023

Como dizer adeus aos sustos da factura do mecânico 

Sem dúvida, em qualquer altura, o nosso carro pode dar-nos alguns desgostos: problemas eléctricos, algo no computador de bordo, as luzes… A lista é interminável. Mas o que acontece quando, ao levá-lo para ser reparado, a conta da garagem atinge um custo que não estava no orçamento deste mês?

Neste artigo do nosso blog abordamos esta questão deixando assim, de ser um assunto escandaloso: dizemos-lhe como dizer adeus à temida conta da oficina.

Como evitar surpresas na conta de reparação do seu carro?

Como dizer adeus aos sustos da factura do mecânico 

A atribuição de um orçamento para imprevistos faz parte de uma boa gestão financeira pessoal. E, claro, espera-se sempre que o montante reservado seja suficiente para cobrir qualquer eventualidade com o seu carro

Mas o que acontece quando não tem poupanças ou simplesmente, quando a despesa da avaria excede o montante com que estava a contar?

Pode mesmo acontecer que chegue ao mecanico depois de ter solicitado um orçamento para o custo da reparação do carro e verifique, quando vir a conta, que o montante é bastante elevado do que o estipulado. 

De facto, esta situação é tão comum em Portugal que a DECO Proteste determinou que o sector da reparação automóvel ocupa atualmente o topo das reclamações de clientes sobre maus procedimentos a este respeito.

Então, como pode evitar surpresas com a sua factura da oficina? Aqui estão 4 dicas que o podem ajudar a evitar estas situações.

Peça uma orçamento escrito antes de levar o seu carro para a oficina

Este orçamento deve ser preparado pela oficina gratuitamente. Além disso, deve descrever cada um dos artigos incluídos na reparação. Verificar se o custo individual de cada uma das peças sobresselentes está incluído, bem como cada uma das intervenções a realizar.

Recomendamos que só leve o seu carro para o mecânico quando tiver a certeza de quanto tem de pagar. O ideal é que se dirija a uma oficina que lhe permita solicitar, modificar, ampliar e aceitar o orçamento de reparação, inclusivamente, online.

É também comum que o mecânico não o informe sobre o custo da mão-de-obra, o que pode acrescentar muito à fatura final da oficina.

Deve, portanto, certificar-se de que a tal mão-de-obra é incluída no orçamento, de preferência sob a forma discriminada. A este respeito, peça para ser informado sobre as tarefas que os mecânicos terão de realizar para afinar o seu veículo.

Leia atentamente as letras pequenas do orçamento

É da maior importância que leia as letras pequenas que possam estar no orçamento: certifique-se de que não há possibilidade de serem efectuadas quaisquer reparações para além das incluídas no que lhe é pedido. 

Prestar atenção às letras pequenas evitará que seja obrigado a pagar por reparações para as quais não tenha dado expressamente o seu consentimento.

Optar por oficinas de reparação que garantam total transparência nos seus serviços: o orçamento deve ser fechado, sem compromisso e sem lacunas que possam conduzir a interpretações erradas. Desta forma, a factura do mecânico nunca será uma surpresa desagradável.

Consultar a lista de preços que a oficina deve ter à vista

Os consumidores são frequentemente expostos a procedimentos fraudulentos ou, pelo menos, financeiramente prejudiciais, porque desconhecem a lei que os protege.

Esta lista de preços deve estar à vista e incluir o custo de reparações, manutenção ou instalação de acessórios. Desta forma, pode verificar se o orçamento que recebe, seja em papel ou online, corresponde ao preço de cada um dos serviços que serão fornecidos ao seu veículo. 

É também uma forma de saber ao certo quanto será a fatura do veículo e evitar surpresas desagradáveis. Ao conhecer o preço de cada serviço, pode decidir se quer efetuar todas as reparações estipuladas no orçamento ou, se preferir, adiar algumas para mais tarde.

Esqueça as faturas do mecânico com o renting: opte por um contrato de renting com custos de reparação incluídos

O renting é uma opção de mobilidade que tem ganho popularidade nos últimos anos. Uma das razões para a sua expansão é que não tem de se preocupar com os custos de reparação ou manutenção do seu carro em renting, uma vez que estes serviços estão incluídos no pagamento mensal fixo.

Em relação a isto, no contrato de renting de automóveis para particulares, é estabelecida uma renda mensal fixa que inclui os custos de reparação do carro em renting, tal como no contrato de renting para empresários em nome individual ou renting para empresas

Adicionalmente, no caso do veículo ter de ir à oficina para qualquer avaria ou para manutenção preventiva, poderá ter um carro de substituição. Isto também está incluído na renda mensal. 

Em relação aos pneus, é possível ter até três mudanças completas de pneus de acordo com a quilometragem contratada. Estas alterações também estão incluídas na renda mensal, desde que sejam devidas ao desgaste natural e não ao mau uso do carro. 

Por último, o serviço de assistência em viagem está também incluído na renda mensal do renting, o que dá uma vantagem a este sistema de mobilidade.

Agora já sabe como dizer adeus às surpresas desagradáveis na factura da oficina de reparação automóvel. Na Renting Finders damos-lhe todos os conselhos necessários desde o primeiro momento, para que o carro em renting que escolher se adapte aos seus gostos e necessidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sigue leyendo en Renting Finders

Entradas relacionadas

Quer saber mais detalhes?

Completa o formulário e ligamos-te

    Ligue-nos tu para o
    308 807 123

    Chamada para a rede fixa nacional
    Vê as nossas perguntas frequentes para mais informação
    Horário de funcionamento 09.00 às 21.30 de Segunda-feira a Sábado.