Calcular quanto custa ter o seu próprio carro
Laura / 3 Fevereiro 2023

Já calculou quanto custa realmente ter o carro em sua propriedade?

Foi ao concessionário após comparar muitos carros e analisar preços para finalmente comprar o carro com que sempre sonhou. Na verdade, sente-se com sorte, pois conseguiu-o a um preço muito bom e com condições bastante acessíveis. Mas, à medida que o tempo passa, apercebe-se do custo de ter o automóvel em sua propriedade.

Pensa que a despesa começa e termina no momento em que paga pelo seu carro? Precisa saber que, além do preço de compra e combustível, um carro vem com uma série de despesas que podem deixá-lo menos satisfeito com o passar do tempo.

Desta forma, vamos explicar-lhe o quanto custa realmente ter um carro para poder avaliar a sua escolha. E se ainda não tomou a sua decisão, esperamos que estas dicas o ajudem a fazer a melhor opção possível.

Já calculou quanto custa realmente ter o carro em sua propriedade?

Quantos anos de vida tem um carro?

Para saber realmente quanto custa ter um carro, é necessário saber durante quantos anos terá de pagar pelos custos adicionais, além do preço de venda. Um veículo continua a ser uma máquina que necessita de constante manutenção e assistência anual, bem como de reparações a longo prazo.

É difícil estimar a vida real dos automóveis, uma vez que podem continuar a funcionar durante muitos anos. Os gastos em manutenção e reparações podem ser muito elevados devido à idade do veículo que já não vale a pena mantê-lo. O que acontece normalmente aos oito ou dez anos após a vida do carro. 

Outro factor que pode ter em conta é a quilometragem: quanto mais um carro for utilizado, mais obsoleto fica e portanto, mais próximo do fim da sua vida útil. Aos 320.000 quilómetros, um carro pode começar a mostrar sinais de desgaste. Estima-se que geralmente tenha cerca de catorze anos de idade.

E os condutores que ainda têm carros com vinte anos de idade? O mais provável é que seja um veículo pouco usado e, por isso, pouco gasto. Mas isto também tem desvantagens, tais como uma queda no preço no mercado de carros usados e a dificuldade de encontrar peças de substituição. 

Além da compra: as despesas anuais inevitáveis 

Segundo as últimas estimativas, o condutor de um carro gasta à volta de 2.000 euros anuais na manutenção do seu veículo. Desafiamos para que faça o cálculo com a média de vida que tem um carro conforme o que falámos no ponto anterior e verá que no final das contas, ter o carro em sua posse, lhe custará muito mais que o valor da venda. 

Para corroborar o que dizemos, analisaremos de onde vêm esses gastos. A começar pelos juros a serem pagos sobre as prestações do carro, algo que faria aumentar dramaticamente o número mencionado acima. Nem todos têm dinheiro suficiente para o comprar a pronto pagamento.

A grande percentagem do custo do carro é dirigido ao combustível. No ano de 2022 verificámos uma subida bastante acentuada no gasto em combustível. O que se explica devido ao aumento do preço da gasolina e do gasóleo. Aqui pode calcular o gasto em gasolina por quilómetro para ver quanto consome. 

O seguro é outro dos custos inevitáveis que acarreta ao comprar um carro, apesar de ser variável dependendo do tipo de seguro que tenha contratado. Se estimar um valor médio de 500 euros, mesmo dependendo das apólices e coberturas que estejam incluídos no contrato do seguro.   

O custo de manutenção pode variar consoante a marca da viatura, mas sabemos que a média está à volta dos 200 euros. Aqui entra qualquer tipo de reparação, manutenção e modificação do veículo. 

Em Portugal pode ser ainda mais caro por ainda se praticarem ações antiquadas e não convencionais em algumas oficinas.

Tanto os parques de estacionamento pagos como as portagens estariam incluídos nestes gastos se não soubéssemos que existem condutores que não utilizam estes serviços. A média situa-se à volta dos 100 euros anuais. 

Os impostos também são somados aos custos. Dependendo da cilindrada e emissões, pode variar consoante o carro que tenha. A média está nos 200 euros, apesar de haver muitos modelos em que o Imposto Único do Carro seja mais alto que isto.  

Sabemos também a obrigatoriedade de fazer a Inspeção Periódica Anual, que apesar de não ser um valor alto, os condutores têm preferência a ser os mecânicos a levarem os carros ao IPO para não haver surpresas desagradáveis. Mas é claro que os mecânicos cobram por fazer estes serviços e por vezes, não é pouco.  

Por último, é necessário adicionar todos os gastos consequentes do financiamento do valor do carro e que podem superar os 2000 euros. 

E quanto custaria com o renting?

E se em vez de comprar o carro, optar por assinar um contrato de renting durante quatro anos? Continuará a ter estes custos durante o ano? 

No renting paga uma renda mensal fixa pelo aluguer do veículo e o valor dependerá sempre das características, tanto do carro escolhido como do tipo de contrato que tenha assinado. 
Nesta renda mensal fixa, que normalmente é inferior do que seria numa compra, estão incluídos os serviços de manutenção e o seguro. Ou seja, não terá gastos imprevistos nem gastos avultados durante os anos de contrato.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sigue leyendo en Renting Finders

Entradas relacionadas

Quer saber mais detalhes?

Completa o formulário e ligamos-te

    Ligue-nos tu para o
    308 807 123

    Chamada para a rede fixa nacional
    Vê as nossas perguntas frequentes para mais informação
    Horário de funcionamento 09.00 às 21.30 de Segunda-feira a Sábado.