Os maiores inimigos da pintura do seu carro
Laura / 19 Maio 2023

Os 9 maiores inimigos da pintura do seu carro

Há poucas coisas piores na vida do que caminhar até ao seu carro e perceber que ele tem um novo arranhão que apareceu misteriosamente. Existe sempre um preço a pagar pela passagem do tempo e o seu carro não é excepção. 

Aqui estão alguns fatores que mais afetam a pintura do seu carro e como protegê-lo para o manter com um aspecto como novo. Alguns podem corroer a camada superior, provocar o aparecimento de ferrugem, outros podem manchar a pintura, a fibra do vidro ou os vidros das janelas ou pára-brisas, sendo impossíveis de remover. Saiba mais aqui.

Os 9 maiores inimigos da pintura do seu carro

O sol, o inimigo número um da pintura do seu carro

A exposição prolongada e constante à luz do sol e a temperaturas extremas faz com que a tinta dos automóveis seque, se desfaça e rache. O sol é o principal inimigo da pintura do carro. Para além de a danificar, causa uma perda de brilho e enfraquece a camada de verniz, que se tornará menos resistente, deixando a pintura do carro exposta aos elementos. 

Recomendamos que, durante a parte mais quente do dia, proteja o seu carro dos raios UV do sol, ou numa garagem, com uma lona ou, se possível, estacionando-o à sombra.

Falemos de limpeza automóvel: o que fazer e o que NÃO fazer.

A forma como lava o seu carro é outro factor que afecta o estado da pintura. Todos têm os seus próprios hábitos e métodos quando se trata de limpar o carro, mas existem algumas diretrizes básicas a seguir.

Se costuma lavar o seu carro à mão, lava e limpa regularmente os panos, esponjas e pincéis que utiliza para lavar o seu carro? Guarda-os num local limpo e seco que não esteja exposto à sujidade? Ou guarda-os na mesma caixa que as ferramentas sujas? 

Sempre que utiliza materiais de limpeza para limpar o interior e exterior do seu carro, pode estar a transferir sujidade, areia ou resíduos de gordura, conseguindo um efeito semelhante ao da lixa, que pode riscar e deixar marcas na pintura do seu carro. Lembre-se sempre de lavar os seus panos, esponjas e pincéis antes de cada utilização e substitua-os regularmente, especialmente se estiverem velhos ou muito gastos. 

Tenha também em atenção que a água das mangueiras e dos aspersores também pode causar danos na pintura do seu carro. Se vive numa área onde a água da torneira tem uma alta concentração de minerais, estes podem aderir à superfície da pintura e deixar marcas. Estas marcas são difíceis de remover, especialmente se lavar o carro e o deixar secar ao ar livre. Como regra geral, secar sempre o carro após a lavagem. 

E se não tiver tempo para lavar o seu carro e preferir ir a uma lavagem de carro, certifique-se de que os rolos da lavagem do carro não estão demasiado gastos ou em mau estado, pois isto pode causar pequenas abrasões ou micro-riscos na pintura ou verniz do carro.

A qualidade da tinta

Para além do cuidado e manutenção que podemos fazer à pintura do carro, um aspecto fundamental é a qualidade da pintura. Se tanto a matéria prima como a técnica utilizada na pintura da carroçaria não for boa, os resultados não serão óptimos. 

Como regra geral, os automóveis atuais, especialmente os veículos em renting ou carros comprados diretamente ao fabricante ou aos concessionários autorizados, seguem elevados padrões de qualidade no processo de pintura e envernizado. No entanto, no caso contrário, aqui estão algumas pistas para o ajudar a detectar a má qualidade da pintura ou aplicação:  

  • Se pequenas partículas ou manchas puderem ser vistas no verniz.
  • Se a tinta for áspera ou rugosa ao toque
  • Se notar diferenças na tonalidade da cor, pequenos solavancos ou inchaços

Insectos, pássaros e morcegos, rivais inclemente para a pintura de automóveis

Os 9 maiores inimigos da pintura do seu carro

Para além de irritante e esteticamente desagradável, os excrementos das aves são ácidos e podem conter sementes ou cascalho não digerido, o que pode corroer e arranhar a pintura do seu carro. 

Quando vir excrementos de pássaros na carroçaria do seu carro, lave-os logo que possível com sabão e água, evitando removê-los à mão, papel ou material abrasivo, especialmente se estiverem muito secos e colados uns aos outros. Pode proteger o seu carro com lonas ou coberturas, estacionar em espaços cobertos ou evitar deixar o seu carro debaixo de árvores ou estruturas onde os pássaros permanecem constantemente. 

Sabia também que as folhas e bagas que caem sobre o carro, se deixadas por algum tempo e com um pouco de chuva que possa cair, podem libertar líquidos ácidos e corroer a pintura do carro? Além disso, a seiva das árvores é ainda mais problemática. Esta substância cola e espalha-se de forma semelhante à cola corroendo rapidamente a pintura. Pior ainda, é difícil de remover. Uma vez seca, usar um bom removedor de alcatrão ou álcool e esfregue bem.

Os 9 maiores inimigos da pintura do seu carro

Se tiver o seu carro encerado profissionalmente de vez em quando, saberá que este procedimento é essencial para proteger a pintura do seu carro e minimizar os danos. Recomendamos que mande encerar o seu carro pelo menos uma vez por ano.

Sal nas estradas de Inverno e nas zonas costeiras

Combinar sal com a sujidade do asfalto e condições atmosféricas adversas é o cocktail que afeta tudo, desde a pintura do carro, à carroçaria, travões, pneus, amortecedores, tubo de escape, ancoragem da capota, etc.

“Embora os carros saiam da fábrica com um primário de alcatrão que protege a parte inferior da carroçaria, com a passagem do tempo e graças a choques e buracos de velocidade, esta camada protetora é removida, facilitando o contacto do sal espalhado na estrada com a parte inferior do veículo, o que permitirá que a ferrugem apareça mais cedo”.

Para evitar que o sal danifique estas partes do carro, recomendamos a lavagem do veículo com água pressurizada o mais rapidamente possível para remover o sal. Lembre-se de lavar não só a carroçaria, mas também os arcos das rodas e por baixo do carro, passando por cima de todas as partes expostas. Se ainda notar qualquer resíduo de sal, lave o carro à mão com sabão, água morna e um pano.

Estacionamento e descuido – o que fazer para os evitar

Obviamente, a maior incidência de arranhões e danos na pintura do carro ocorre quando se estaciona. Cuidado com os lugares de estacionamento demasiado estreitos, pois os veículos à volta podem riscar a pintura ao sair ou entrar. Cuidado também com as garagens subterrâneas, pois por vezes pode haver fugas de tubos no tejadilho, o que pode causar erosão ou manchas difíceis de remover.

Frio e poluentes atmosféricos

As baixas temperaturas e o frio do Inverno são outro fator que danifica significativamente a pintura dos automóveis, especialmente se houver geada ou neve. Tente proteger o carro estacionando-o numa área coberta ou numa área onde não esteja diretamente exposto ao vento, por exemplo, em pontos estratégicos onde outros elementos ou construções o protejam, tais como vedações, edifícios, etc.

Finalmente, os danos causados pelos poluentes atmosféricos podem incorporar produtos químicos na pintura, tornando impossível a sua lavagem ou limpeza. Neste caso, será necessário recorrer a um profissional para restaurar os danos na pintura. 

Lembre-se que o bom estado do seu carro depende em grande parte dos cuidados e da manutenção que fizer. Com o renting, todos os gastos, desde seguros, IPO, visitas ao mecânico e manutenção, estão incluídos na renda mensal fixa. Se quiser um carro novo ou em segunda mão em perfeitas condições, sem entrada inicial e com todos os custos incluídos, experimente o renting. Não ficará desapontado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sigue leyendo en Renting Finders

Entradas relacionadas

Quer saber mais detalhes?

Completa o formulário e ligamos-te